Em meio à pandemia, municípios fazem doação de sabão à população carente

Em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19), muitas famílias carentes não têm condições mínimas de obter produtos de higiene para se prevenir contra o vírus. Porém, uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão e prefeituras, vem suprindo esta necessidade de muitos moradores em situação de vulnerabilidade, fazendo a distribuição gratuita de sabão líquido a quem se encontra neste quadro. O produto é fabricado pela própria Universidade. 

Entre os municípios beneficiados está a cidade de Roncador, que recebeu mais de 1 mil litros de sabão líquido, 200 kits de sabão em barra e 55 litros de desinfetante para distribuir à população carente. A prefeitura iniciou a distribuição nesta segunda-feira (13).A entrega está sendo feita da sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no jardim Anchieta.

O projeto é coordenado pela professora Rafaelle Bonzanini Romero, do Departamento Acadêmico de Química da UTFPR. A operacionalização é dos professores Adriano Lopes Romero e Stephani Caroline Beneti. Já os produtos são fabricados  por estudantes bolsistas e voluntários da UTFPR.

A  ação contempla a fabricação de produtos domissanitários que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como para hospitais e postos de saúde públicos dos municípios de Campo Mourão, Quarto Centenário, Rancho Alegre d'Oeste, e Roncador. Em Roncador, a arrecadação de óleo comestível usado na fabricação dos produtos, foi realizada em abril deste ano, pela voluntária Roseli Dias Lima Gmack.

Já o município de Rancho Alegre D’Oeste  fez a distribuição de 300 litros de sabão líquido a moradores cadastrados em projetos sociais. De acordo com a coordenadora do CRAS do município, Driely Faria, cerca de 150 pessoas já foram beneficiadas. “Além destas pessoas receberem o sabão, para higienização, também receberam duas máscaras” , informou ela, ao agradecer a parceria com a UTFPR. Driely informou que as máscaras foram doadas pela Associação de Senhoras de Rotarianos, do Rotary Satélite. 

“Mais do que nunca, hoje a higienização das mãos é muito importante. É aí que entra o sabão e muitas famílias não têm condições nem disso”, comentou a prefeita da cidade, Suely Silva. Moradores interessados em fazer a retirada do sabão, deverão procurar o CRAS levando uma garrafa pet de dois litros.