Paróquia faz campanha para ajudar projeto da UTFPR

A Paróquia São Francisco de Assis, de Campo Mourão, iniciou uma campanha para auxiliar um projeto de professores e alunos da UTFPR na fabricação e doação de produtos de domissanitários (limpeza e higiene). O pedido na paróquia é que as pessoas doem embalagens (garrafas pet e galões de 5 litros). Os recipientes são usados para envase dos produtos líquidos, como álcool glicerinado, água sanitária, sabão e amaciante, produtos que são doados.

“As doações devem ser deixadas no escritório da paróquia, em horário comercial”, explica o padre Gaspar Gonçalves. Segundo o professor Adriano Lopes Romero, a maior necessidade são recipientes de 5 litros. O projeto também aceita doação de álcool e soda. 

Para a produção, o grupo conta também com doação da comunidade, especialmente de óleo de cozinha usado. “Recebemos uma grande quantidade de óleo numa parceria com o município de Quarto Centenário e nesse momento a maior necessidades são as embalagens”, explica o professor. 

“É uma contribuição da universidade com produtos que podem ser utilizados para higienização das mãos, bem como desinfecção de superfícies  e de roupas”, explica o professor Adriano Lopes Romero. A primeira remessa foi entregue à Secretaria Municipal de Ação Social de Campo Mourão, que repassará parte para a Santa Casa. Também já foram contemplados os municípios de Quarto Centenário e Rancho Alegre D´Oeste.

Além de Adriano, o grupo é composto pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero (coordenadora do projeto), Stephani Caroline Beneti e Stenio Cristaldo Heck, com apoio dos  acadêmicos David Lucas Zegolan Marcondes e Isaac Felipe Machado. 

Agora o projeto deverá ter uma ajuda de R$ 75 mil da UTFPR, que serão utilizados para viabilizar a implantação de uma planta piloto para a fabricação de 24 mil litros de produtos saneantes. “Esse quantitativo, que será produzido entre os meses de maio e junho, será doado para os municípios de Campo Mourão, Quarto Centenário, Rancho Alegre d’Oeste e Roncador”, revela o professor. Os beneficiários finais serão as famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como o Sistema Único de Saúde dos municípios.