Projeto de doação de materiais de limpeza da UTFPR é premiado em evento nacional

O trabalho “UTFPR e municípios unidos no enfrentamento da disseminação da pandemia COVID-19” recebeu menção honrosa durante o  Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, realizado no período de 7 a 9 de outubro, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho mostrou a experiência realizada nos municípios de Quarto Centenário e Rancho Alegre d’Oeste, sobre a fabricação de produtos de limpeza e doação para famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como para o Sistema Único da Saúde.

Um total de 265 trabalhos de vários estados do Brasil foram apresentados no evento, que discutiu os desafios e perspectivas durante a COVID-19 no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. As 80 melhores experiências (entre elas a da UTFPR) foram selecionadas e socializadas, na forma de comunicação oral.

Segundo o professor Adriano Lopes Romero, um dos coordenadores do projeto, a premiação indica uma parceria bem-sucedida entre a UTFPR, Quarto Centenário e Rancho Alegre d’Oeste. “Os dois municípios têm realizado um amplo trabalho de gestão das doações para as famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como para o Sistema Único de Saúde”, ressaltou o professor, ao destacar o apoio das prefeituras das duas cidades para o sucesso da parceria que tem beneficiado a população.

Lançado no início da pandemia, o projeto “Implantação de planta piloto para fabricação e doação de produtos saneantes domissanitários” é coordenado pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero, Adriano Lopes Romero e Stephani Caroline Beneti da UTFPR. A operacionalização do projeto é realizada com o apoio de estudantes de graduação e de colaboradores externos (Stenio Cristaldo Heck e Leila Isabel da Silva). O trabalho é financiado pela UTFPR e MEC e tem como objetivo contribuir para a diminuição da disseminação da COVID-19 por meio da fabricação e doação de produtos de limpeza e desinfecção para famílias em situação de vulnerabilidade social e SUS de Campo Mourão, Roncador, Quarto Centenário e Rancho Alegre d’Oeste.

Segundo o professor, até agora foram fabricados e doados cerca de 32 mil litros de produtos de limpeza entre sabão líquido, desinfetante de uso geral, água sanitária, álcool glicerinado 80% e sabonete líquido.