Transporte gratuito a universitários é tema de reunião entre estudantes, prefeito e vereadores

O transporte escolar gratuito a estudantes de cursos técnicos e universitários que precisam se deslocar aos municípios de Goioerê e Campo Mourão, foi tema de uma reunião entre acadêmicos, estudantes, prefeito, vereadores, secretários, entre outros membros da comunidade escolar no gabinete do prefeito de Janiópolis, Eides Guedes (PSD), nessa quinta-feira (23).

Pais de alunos também participaram. Na pauta: o apoio do município para que custeie o transporte aos estudantes a essas cidades, já que muitos encontram dificuldades financeiras devidos aos custos. O serviço já é oferecido em vários municípios da região com recursos próprios das prefeituras.

Durante o encontro, pais de estudantes falaram das dificuldades em manter por conta própria o transporte aos filhos. Foram relatados casos, inclusive, de alunos que desistiram dos estudos por conta dessa situação.

Na reunião, ficou definido que o prefeito encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores para apreciação dos parlamentares. Um levantamento dos custos com combustível e manutenção dos veículos será levantado pelo município. Se implantada, a medida beneficiará dezenas de jovens estudantes.

“Sabemos que o serviço vai garantir mais condições para os estudantes que se deslocam diariamente em busca de qualificação e crescimento profissional já que a gratuidade do transporte representa um alívio financeiro e uma oportunidade de avanço para essas famílias. Vamos fazer o projeto e encaminhar à Câmara para apreciação”, comprometeu-se o prefeito da cidade, ao ressaltar que a administração fará um levantamento dos custos para o serviço.

Vereadores que participaram da reunião também apoiaram o transporte gratuito a esses estudantes. Entre eles, o presidente da Câmara, Pedro Floriano dos Santos (PSD). “Não podemos ver isso como custo ao município, mas como um investimento. Os jovens são o futuro da nossa cidade e precisam estar preparados profissionalmente para isso. Este apoio do município será muito importante para eles e às famílias”, frisou.

Participaram também da reunião os demais vereadores: Elias Veloso (MDB), Ingrid Ferreira (PP), José Mário (PSD) e Claudemir Dorigon (PL), que também já se manifestaram favoráveis à iniciativa.