Descomplica Rural tem mega encontro hoje em Campo Mourão

Chegou a 1.200 o número de pessoas, ligadas ao setor agropecuário de toda a macrorregião polarizada por Campo Mourão, inscritas para o encontro em que será apresentado o programa Descomplica Rural. Lançado pelo governo do Paraná, o programa visa simplificar e agilizar licenciamentos ambientais. O evento será realizado nesta sexta-feira (13) no Celebra Eventos, das 8 às 12 horas, com a presença de três secretários estaduais e líderes do setor agropecuário do Paraná. 

O encontro macrorregional é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado, Sistema Faep, Fetaep, Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). “Esse é um programa de suma importância para o setor primário, especialmente nas atividades agropecuárias. Graças a essa revisão e simplificação de portarias e normas, as licenças agora serão liberadas em menor tempo e sem tanta burocracia”, sintetiza o chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab), João Ricardo Barbosa. 

Ele ressalta que todo o sistema que envolve as ações do Estado na área da agricultura está envolvido com o programa. “Esse programa será um salto muito grande para o setor agropecuário, trazendo maior segurança jurídica e com isso mais desenvolvimento no campo”, acrescentou. 

O chefe do Instituto Emater, Jairo Quadros, lembrou que a burocracia na liberação de licenças muitas vezes inviabilizava algumas atividades agropecuárias. “Esse programa vai colaborar para que o produtor tenha mais facilidade e com isso incrementar muito a diversificação da atividade e geração de renda”, observou. Ele ressalta que a equipe da Emater participou ativamente da organização dos eventos no Estado e para o encontro em Campo Mourão cerca de 40 profissionais estão ajudando no deslocamento dos produtores, além do suporte técnico.

O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também estará presente no encontro. Ele destacou que o Paraná vive um grande momento. “Da década de 70 até 2020 tivemos a era da mecanização agrícola. Agora é a era do alimento sustentável e o Paraná já está avançando nesse segmento, pois o mundo inteiro quer esses produtos”, acrescentou o secretário, ao ressaltar que o programa Descomplica Rural está resolvendo um problema de mais de 520 mil produtores em relação a reserva legal (Sisleg). “Esse talvez seja o maior avanço”, completou.

No total serão realizados 10 encontros no Estado. Na semana passada sediaram os eventos os municípios de Cornélio Procópio e Londrina. Ontem o evento foi realizado em Umuarama. Para o encontro em Campo Mourão as inscrições já foram encerradas.