Descomplica Rural é apresentado para 1,2 mil pessoas em Campo Mourão

O município de Campo Mourão recebeu na manhã desta sexta-feira (13) a apresentação do Programa Descomplica Rural. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em conjunto com o Sistema Faep/Senar e Sindicato Rural do município. O evento reuniu aproximadamente 1,2 mil pessoas no Celebra  Eventos, entre pequenos produtores rurais da região, técnicos agropecuários, prefeitos da Comcam, deputados estaduais e lideranças ligadas ao agronegócio do Paraná.

O encontro teve como objetivo ensinar na prática como os produtores devem proceder em relação aos processos de licenciamento ambiental no campo, seguindo todos os critérios técnicos, jurídicos e ambientais.  “É um momento histórico que coloca o nosso agronegócio, que é a grande matriz do Estado do Paraná, em condição de competitividade”, falou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O secretário explicou que o programa Descomplica Rural agilizará os processos de licenciamento ambiental no campo. O objetivo, segundo ele, é induzir o desenvolvimento sustentável com metodologia mais moderna, e permitir a geração de novos negócios e mais empregos. Nunes ressaltou que o mundo está vivendo a era dos alimentos sustentáveis e os empreendimentos rurais trabalham para esse crescimento. 

Ele ressaltou que o programa atualiza as classificações da produção agropecuária e os tamanhos dos estabelecimentos rurais e dá celeridade às análises dos pedidos de licenças. “Aquilo que chegava a demorar um ano será resolvido em poucos dias. É um marco para a agricultura e para o Paraná”, destacou. 

O programa foi formulado por técnicos ambientais e jurídicos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), com apoio do setor produtivo estadual.  O presidente do Sistema Faep/ Senar, Ágide Meneguette, que participou do encontro, disse que a segurança dos alimentos produzidos pelo Paraná faz com que agroindústrias firmem contratos futuros de venda com países que pagam mais. Ele lembrou que o programa é uma demonstração da importância de agilizar e desburocratizar a liberação de licenças ambientais para que haja segurança para quem queira investir.

“Obedecer as regras ambientais é uma questão de vida ou morte para a produção agrícola, a palavra de ordem hoje tem que ser a sustentabilidade”, disse. “É preciso termos transparência com relação às leis ambientais e aumentar a produção dentro dos preceitos de sustentabilidade ambiental”, falou Meneguette.

Ele comentou que o programa é o cumprimento de uma promessa do Governador do Paraná, Ratinho Junior. “Na sua campanha ele prometeu que ia deixar o produtor rural trabalhar em paz”, falou. Para se ter uma ideia da importância do Programa, Meneguette informou que cerca de 505 mil pequenos e mini produtores serão beneficiados pelo Descomplica Rural no Paraná. “Estes produtores terão suas vidas resolvidas”, destacou, ao afirmar que o programa é um marco para a agricultura do Paraná. 

O presidente executivo da Coamo, Airton Galinari, lembrou durante o evento que o homem do campo tem no seu dia a dia o grande desafio de produzir alimentos para o mundo e o produtor brasileiro já é o que mais preserva o meio ambiente no mundo. “Só que infelizmente isso é muito pouco divulgado. O que vemos aqui é um esforço de governo para facilitar a produção e essa iniciativa merece ser comemorada e divulgada. A Coamo ficou 10 anos esperando o licenciamento ambiental para um grande investimento no Porto de Paranaguá e após o Márcio Nunes assumir como secretário conseguimos em poucos meses. Hoje o setor agropecuário pode comemorar”, observou.

Otimismo
O diretor presidente do Instituto Emater do Paraná, Natalino Avance de Souza, que participou do evento representando o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, comentou que principalmente os pequenos produtores estão otimistas com o programa. Ele destacou importância do Descomplica Rural. “O programa está sendo a oportunidade que o governo tem de ajudar os agricultores com a ferramenta de gestão ambiental. É você trazer toda essa inovação digital em favor do pequeno agricultor, ganhando tempo em projetos que pode melhorar a renda, gerar empregos e que pode trazer inovação para o campo”, frisou. Ele lembrou que o Descomplica não é uma flexibilização das medidas de sustentabilidade. “Pelo contrário, o programa vai criar apenas um fluxo mais ágil, tendo tudo para ajudar os produtores”, ressaltou, ao comentar que o programa é um marco histórico para o Paraná.  

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nery Thomé reafirmou que o programa vai destravar as barreiras burocráticas do agronegócio. Segundo ele, a produção de alimentos é uma das principais contribuições do Brasil para o mundo e por isso o processo tem que ser facilitado. “O Governo do Paraná teve a coragem de tomar estas medidas que vão facilitar a vida dos agricultores”, destacou, ao agradecer a presença maciça dos participantes. 

Impacto na Comcam
O presidente da Comcam, Haroldo Duarte, prefeito de Ubiratã, que representou os prefeitos da região no encontro, elogiou a iniciativa do Governo. “Os mais beneficiados serão os pequenos produtores e como sabemos a maioria das propriedades na Comcam são de pequenos agricultores. O programa impactará significativamente a região, gerando mais fonte e renda na agricultura. O governador e o secretário Marcio Nunes estão de parabéns pela coragem e pela iniciativa de lançarem um programe que vem tanto ao encontro da realidade da nossa agricultura”, frisou.  

Autoridades no encontro
Participaram do encontro os deputados estaduais Douglas Fabrício; Alexandre Curi; e Soldado Adriano; diretor presidente do Instituto Emater do Paraná, Natalino Avance de Souza; presidente do Sistema Faep/ Senar, Ágide Meneguette; secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão Nery Thomé; presidente executivo de Coamo, Airton Galinari; prefeitos Mauro Slongo (Luiziana); Sueli Silva (Rancho Alegre D’Oeste); Valter Peres (Terra Boa); Elza Silva (Altamira do Paraná); Wilson Carlos de Assis (Iretama); Haroldo Duarte (Ubiratã); Angela Kraus (Farol); e Tauillo Tezelli (Campo Mourão); chefe regional da Emater de Campo Mourão, Jairo Quadros, chefe regional da Seab, João Ricardo Barbosa Rissardo; entre outras lideranças locais e regionais.  Leia a reportagem completa na versão impressa da TRIBUNA deste sábado.