Pratos do festival gastronômico em Campo Mourão serão divulgados a partir desta terça

De acordo com os organizadores do festival gastronômico Campo Mourão no Prato, as opções disponíveis para a edição de verão, que inicia nesta sexta-feira (14) e vai até 28 de fevereiro, começarão a ser divulgadas nesta terça-feira (11), no Instagram oficial do evento (@cmnoprato). As 75 empresas do ramo alimentício participantes já podem ser consultadas no mesmo perfil.

Cada um desses estabelecimentos selecionou um prato específico para ser comercializado nos 15 dias de festival, pelo valor fixo de R$ 29,90. Esta será a quinta edição do evento no município, que, desde que iniciou, em 2023, busca diversificar as opções para consumidores locais e da região que vêm prestigiar a gastronomia da cidade.

Os estabelecimentos vão desde restaurantes, hamburguerias e pizzarias até cafeterias, panificadores e sorveterias. Há, ainda, outros segmentos do ramo alimentício confirmados, servindo opções doces e salgadas, para os mais diversificados gostos. Nesta edição, houve um aumento de 25% de empresas participantes em relação à última edição, que contou com 60 estabelecimentos.

Para assegurar a qualidade do evento, as empresas envolvidas passaram por um rigoroso processo de seleção. Entre os critérios, esteve a inscrição no Cadastur, um registro nacional do Ministério do Turismo que certifica estabelecimentos regulares e aptos a atender o público. Essa exigência contribui para o fortalecimento do setor gastronômico de Campo Mourão, promovendo maior credibilidade à cidade e impulsionando o turismo. Outro ponto avaliado foi a qualidade e quantidade dos pratos oferecidos.

Anualmente, são realizadas duas edições do festival, de verão e de inverno. Todas as que já foram realizadas até o momento já somam uma movimentação de mais de R$ 3,5 milhões e 68.148 pratos servidos. Os empresários que já participaram de outras edições destacam o impacto positivo da iniciativa, especialmente para que novos clientes conheçam os estabelecimentos e as oportunidades de fidelização.

O festival Campo Mourão no Prato é promovido por meio da parceria entre a Associação Comercial e Industrial (Acicam), a Prefeitura Municipal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus local – por meio do curso de Turismo – e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam).

Novidades

Na edição de verão 2025, o festival terá duas novidades. Uma delas será a oportunidade de os consumidores participarem de sorteios dos pratos participantes. Além disso, um “cliente oculto” também passará pelos estabelecimentos a fim de avaliar a qualidade dos pratos e dos serviços das empresas participantes. “A iniciativa surgiu como resposta ao pedido dos próprios consumidores, que desejam a garantia de um padrão elevado de qualidade”, explicaram os organizadores.

Como nos anos anteriores, os consumidores também terão a oportunidade de fazer suas próprias avaliações. Em cada estabelecimento participante, haverá um QR Code para preenchimento de um formulário, que pode ser respondido individualmente a cada experiência gastronômica que a pessoa tiver. O link do formulário também estará disponível nas redes sociais do evento. Com esses indicadores, os organizadores pretendem melhorar cada vez mais a experiência do público no festival.