Procon apoia Sanepar em programa de regularização de débitos

Dentro da programação da Semana do Consumidor, aberta na segunda-feira (10), o Procon de Campo Mourão vem prestando apoio à Sanepar, para auxiliar moradores que estão com débitos pendentes na tarifa de água e buscam adesão ao Programa Água em Dia. Durante toda a semana, o Órgão de Defesa do Consumidor vem realizando ações na cidade referente à data.

O programa de negociação de débitos da Sanepar oferece condições facilitadas para o morador interessado em regularizar débitos. Para isso, a central de Campo Mourão estará atendendo em horário especial neste sábado: das 9 às 14 horas.

De acordo com a Sanepar, para aderir ao programa, o cliente que tem a titularidade da conta deve ir até uma central de relacionamento com os documentos pessoais e os que comprovam a propriedade do imóvel. No caso de imóveis locados, o número de parcelas limita-se à vigência do contrato de locação.

Os clientes particulares das categorias Residencial, Comercial, Industrial e Utilidade Pública podem aderir ao programa pagando entrada de apenas 5% do valor da dívida. Normalmente, a Sanepar cobraria 20%. Estes clientes têm até 48 meses para parcelar o saldo, com juros de 0,56% ao mês, reduzindo pela metade o percentual praticado fora do programa.

Clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social não pagam entrada e nem multa e juros de mora. O débito pode ser dividido em até 60 meses, com juros do parcelamento de apenas 0,28% ao mês.

Há ainda condições especiais para clientes que têm débitos em discussão judicial. Ou seja, o Água em Dia permite a negociação destas pendências e o encerramento dos processos. No entanto, não é permitida a renegociação de dívidas feita em programas de recuperação de crédito anteriores.

Pelo programa, toda a negociação dos débitos com a Sanepar é cobrada na fatura mensal. A Sanepar recebe pagamento, exclusivamente, via conta de água/esgoto, junto com o consumo do mês. Sendo assim, a primeira parcela só será cobrada no mês subsequente à negociação.

Entre as regras do programa estão: Para clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social: 0% de entrada; não incidência de juros de mora e multa; parcelamento em até 60 meses e juros do parcelamento de 0,28% ao mês. Para os demais Clientes Particulares, nas categorias residencial, comercial, industrial e utilidade pública: 5% de entrada; não incidência de juros de mora e multa; parcelamento em até 48 meses e juros do parcelamento de 0,56% ao mês.

Serviço

A central de relacionamento da Sanepar em Campo Mourão fica localizada na Avenida Capitão Índio Bandeira, 1620, centro da cidade. O atendimento à população será das 9 às 14 horas.