Convênio com Ministério da Agricultura fortalecerá produção leiteira em Roncador 

A prefeitura de Roncador, por meio do departamento de Agricultura, está lançando um programa municipal de fomento a atividade leiteira na cidade.  O programa será custeado via convênio com o Ministério da Agricultura, viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros, no valor de R$ 400 mil. 

O objetivo da inciativa é o fortalecimento dos pequenos produtores rurais que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda familiar. Para a prefeita de Roncador, Marília Perotta Gonçalves (PSDB), a renda proveniente do leite é bastante importante para o comércio local. 

“O programa vai fortalecer os produtores da agricultura familiar por meio do fornecimento gratuito de insumos, sementes e análise de solo”, explicou a gestora. A assistência técnica também será gratuita, em conjunto com a Emater.

De acordo com o diretor municipal de Agricultura, Carlos Amarante, a qualidade do solo influencia diretamente na produtividade das pastagens, melhoria das silagens e consequentemente aumentará a renda dos produtores de leite.  

A escolha dos beneficiários será pública, via edital, onde os produtores vão se cadastrar para serem beneficiados. A meta é atender entre 50 a 70 produtores rurais que tenham a produção de leite como principal atividade. As ações do programa serão fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. (Informações de Suppiê Ferreira).