Comércio já voltou a funcionar nos 25 municípios da Comcam
O funcionamento do comércio em geral já foi retomado em todos os 25 municípios de abrangência da Comcam. O último prefeito a autorizar a retomada das lojas foi Ismael Dezanoski (PSD), de Janiópolis. Na cidade, o comércio voltou a funcionar a partir desta terça-feira (28), após mais de um mês fechado, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Vale lembrar, que para a reabertura das lojas, as prefeituras estabeleceram uma série de restrições e exigências. As principais delas são uso obrigatório de máscara por toda a população, e as lojas são obrigadas a fornecer álcool em gel aos clientes e colaboradores, além de outras medidas, como distanciamento social dos consumidores, limitando a quantidade de pessoas no interior dos estabelecimentos a fim de evitar aglomerações.
Os empresários que reabriram seus estabelecimentos também tiveram de assinar um termo de compromisso assumindo cumprir com as exigências estabelecidas. As duas únicas cidades que permitiram o atendimento do comércio em horário integral são Araruna e Janiópolis, das 8 às 18 horas.
Em Campo Mourão, o comércio está funcionando há cerca de 11 dias, com horário reduzido das 9 às 16 horas. Outras cidades também optaram pelo funcionamento com a redução para evitar ao máximo o contato entre as pessoas, como Luiziana, por exemplo, das 13 às 18 horas; Roncador, das 8 às 14 horas; e Corumbataí do Sul, das 9 às 15 horas.
Em várias cidades continuam valendo o toque de recolher, como Campo Mourão das 23 às 6 horas; Roncador das 19 às 6 horas; Engenheiro Beltrão, das 21 às 5 horas; entre outras.
Números
A Comcam tem 57 pessoas contaminadas com coronavírus em sete cidades da região. Destas 36 já estão recuperadas da infecção, o equivalente a 63,15%. As cidades com casos da doença são Araruna (12); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (35); Goioerê (4); Iretama (1); Peabiru (2); e Terra Boa (2). Até o momento a região tem 8 morte pelo Covid-19 sendo em Araruna (1); Terra Boa (1); Campina da Lagoa (1), Campo Mourão (4); e Iretama (1).