Mais de 40 por cento dos pacientes faltam a consultas agendadas no Cis-Comcam 

O índice de faltas de pacientes de Campo Mourão com consultas agendadas no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comcam (Cis-Comcam) foi de 41 por cento nos dois primeiros dias úteis desta semana. O consórcio, que contempla os 25 municípios da região, retomou o atendimento a consultas neste mês de junho apenas para pacientes de Campo Mourão. Porém, o índice de faltosos está superando a média considerada “natural”.

Segundo a coordenadora do consórcio, Carla Cássia Alves, o atendimento foi retomado na primeira semana de junho com 10 pacientes por médico, mas foi liberada para até 20 consultas diárias para todas as 20 especialidades médicas oferecidas. Na primeira semana a média de faltosos foi de 24 por cento dos agendamentos e subiu para 39 por cento na semana passada. 

“O Cis-Comcam libera as consultas no sistema e o agendamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde mediante uma autorização entregue ao paciente”, explica a coordenadora. Ela lamenta a situação ao lembrar que o consórcio coloca toda uma estrutura para atendimento, que tem custo para o município.

O secretário municipal de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, lembra que quem confirma a consulta, não comparece e não comunica com antecedência, é tirado da fila e considerado desistente. “O pior é que essa pessoa tira a vaga de quem poderia utilizar”, observa o secretário.

Ele acrescenta que antes de confirmar o agendamento no sistema a Secretaria Municipal de Saúde mantém contato com o paciente, por telefone ou pessoalmente. “E como o atendimento foi retomado em junho, todos foram contactados neste mês e confirmaram, por isso não tem desculpa que arranjaram outros meios ou esqueceram”, pondera o secretário.

NEFROLOGIA 
A mesma situação foi verificada pela Secretaria de Saúde de Campo Mourão em um mutirão realizado no domingo (14), em parceria com o Instituto do Rim, justamente com o propósito de diminuir a fila para consultas de Nefrologia (tratamento dos rins). Dos 80 pacientes que confirmaram, metade não compareceu.

“Veio um médico de fora exclusivo para esse atendimento, fizemos num domingo para ninguém alegar que estava trabalhando e mesmo assim teve esse alto índice de falta. Todo um esforço e despesa do poder público para tentar atender melhor, mas falta consciência de muitas pessoas”, lamentou o secretário.
 


#ConteúdoPublicitário

Muitas famílias aguardavam esta Live com a Psicopedagoga Larissa Petri, será momento de orientações para superar os desafios da Pandemia especialmente referente ao processo de aprender dos alunos. 

Mais do que nunca o Colégio Integrado está conectado a você com muito carinho e informação para superarmos juntos este momento. Aproveite a live que é aberta no Instagram do Colégio Integrado nesta quinta-feira dia 18 de junho às 19 horas.         #AcreditoNaEscola #AcreditoNaFamilia    

Acesse no Instagram: https://bityli.com/wo8Sl
Envie suas perguntas antecipadamente para o e-mail [email protected]