Casos de Covid-19 quase dobram em CM com resultados de exames ‘não oficiais’: 179

179. É o total de casos de coronavírus (Covid-19) em Campo Mourão, segundo o “Boletim Coronavírus”, divulgado na noite desta quarta-feira (17) pela prefeitura. É que agora, somente quase quatro meses após o início da pandemia, o município passou a divulgar os resultados de exames feitos por laboratórios particulares, os chamados ‘exames não oficiais’. São 92 casos oficiais e 87 'não oficiais'. O número é quase o dobro do que a prefeitura divulga atualmente, que são 92, 48,6% a mais de confirmações. Dos pacientes infectados com o vírus, 157 estão curados. A cidade tem quatro mortes pela doença infecciosa.

Segundo o município, os ‘exames não oficiais’ estão sendo divulgados somente à esta altura da pandemia por autorização do Ministério da Saúde. Conforme a prefeitura, Campo Mourão tem ainda 51 casos suspeitos da doença, 85 pessoas monitoradas e 1.038 casos suspeitos descartados. A taxa de ocupação da UTI-Covid da Santa Casa, hospital referência na região para tratamento do coronavírus, atingiu hoje 53% de sua capacidade. 

De acordo com os dados, 8 dos 15 leitos estão ocupados. Os pacientes internados são de Campo Mourão (1); Moreira Sales (1); Toledo (1); Goioerê (1); Engenheiro Beltrão (1); Terra Boa (1); e Peabiru (2). Dos oito pacientes internados na UTI-Covid, quatro são homens e quatro mulheres. 

Já na Enfermaria Covid, com 9 pacientes internados, a ocupação de leitos atingiu 36% de sua capacidade. São moradores de Campo Mourão (4); Janiópolis (1); Peabiru (1); Corumbataí do Sul (1); Luiziana (1); e Araruna (1), sendo três homens e seis mulheres. 

Apesar de o município ter anunciado na semana passada o recebimento de 5 mil testes rápidos para coronavírus, várias pessoas que tiveram sintomas da doença e se enquadram na testagem vêm reclamando que não estão conseguindo acesso aos testes rápidos.