Mesmo prefeitura anunciando multa, mourãoense ignora máscara de proteção ou faz uso incorreto

Uma parte dos mourãoenses parece ainda não ter entendido os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) ou simplesmente vem tratando a doença infecciosa, que tem grande letalidade, com indiferença. Bastou 4 quilômetros e meio, percurso feito pela reportagem da TRIBUNA na manhã desta quinta-feira (18), para flagrar várias situações de desleixo.

Durante percurso, a reportagem flagrou 10 moradores, que provavelmente estavam a caminho do trabalho, sem máscara de proteção, seis com a máscara no queixo, e ainda três com a máscara na mão. Entre eles, homens, mulheres e até crianças. Isso tudo mesmo após a prefeitura anunciar que começará a multar a partir de amanhã quem não estiver fazendo o uso da máscara.

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, alertou que o uso da máscara de proteção é essencial neste momento em que a curva do vírus está crescente no Paraná e região. Em entrevista à TRIBUNA, Siqueira comentou que a população não tem mais desculpa para não usar máscara e que ignorar o uso do acessório de proteção é ‘inadmissível’. Um descuido que pode ter graves consequências a saúde da própria pessoa e de terceiros. 

“Não existe segredo. É simples. Estamos falando isso desde o início da pandemia. A melhor maneira de controle da contaminação são os cuidados pessoais. Seja o uso de máscara, o distanciamento social e higiene pessoal. Isso é de extrema importância e de extrema necessidade”, ressaltou.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), assinou decreto ontem determinando que a partir desta sexta-feira (19), o morador flagrado na rua sem máscara de proteção será multado pela prefeitura em R$ 150,00, conforme a Lei Estadual 20.189/2020.  

Foi implantado também o toque de recolher na cidade das 22 às 6 horas. Bares e lanchonetes poderão funcionar somente até às 20 horas.  Além disso, o consumo de álcool em locais públicos e locação de espaços particulares para festas estão proibidos. 

Além de multa, o decreto prevê até prisão para quem descumprir a regra por crime de desobediência. Pela prévia desta quinta-feira, está mais do que claro que a arrecadação do município tende aumentar com as multas, já que boa parte da população ainda não entendeu ou está ignorando o recado. Portanto, fiscalização e punição para quem não cumprir a lei.

 


#ConteúdoPublicitário

Muitas famílias aguardavam esta Live com a Psicopedagoga Larissa Petri, será momento de orientações para superar os desafios da Pandemia especialmente referente ao processo de aprender dos alunos. 

Mais do que nunca o Colégio Integrado está conectado a você com muito carinho e informação para superarmos juntos este momento. Aproveite a live que é aberta no Instagram do Colégio Integrado nesta quinta-feira dia 18 de junho às 19 horas.         #AcreditoNaEscola #AcreditoNaFamilia    

Acesse no Instagram: https://bityli.com/wo8Sl
Envie suas perguntas antecipadamente para o e-mail [email protected]