Luiziana vai castrar 379 animais entre cães e gatos nesta sexta e domingo

O município de Luiziana, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, fará a castração de 379 animais entre cães e gatos nesta sexta-feira (10) e domingo (12). Os procedimentos estão sendo realizados em um castramóvel, na Praça da Juventude da cidade.

O local está sendo controlado pela prefeitura para evitar a aglomeração de pessoas, como prevenção ao coronavírus (Covid-19).  A Saúde ressalta aos moradores para irem ao local somente utilizando máscara de proteção. 

O programa tem como objetivo atender famílias de baixa renda (até dois salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes. 

O programa é mantido pelo Governo do Estado e está contemplando 10 municípios da região da Comcam: Araruna, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, Peabiru, Campo Mourão. 

A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Mais de 15 mil animais serão castrados em todo o Estado. O valor aplicado nas castrações é R$ 2,4 milhões, recurso de emendas parlamentares. O prazo para conclusão do programa é de um ano.

Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. As prefeituras estão fazendo o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos pelo programa. 

Todos os animais deverão ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, e os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Todos os animais receberão um microchip, cujo número também constará no Pet Amigo.

Na última semana, 293 cães e 260 gatos foram castrados pelo programa também em Campo Mourão. Mais de 100 pessoas fizeram o cadastro caso a ação tenha uma nova etapa no município.