Copel volta a cortar energia por falta de pagamento
A partir desta segunda-feira (17), a Copel retoma o corte de energia por falta de pagamento no Paraná. Isso está previsto com o fim do prazo da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que suspendia os cortes por conta da crise da pandemia de Coronavírus.
Uma nova resolução da Aneel revogou, em 1º de agosto, as determinações que constavam na Resolução Normativa 878, de 24 de março. Entre as medidas determinadas pelo órgão regulador, além da volta do corte de energia por falta de pagamento, está a reabertura das agências para atendimento presencial.
Os cortes podem ser feitos 15 dias após o aviso da Copel de que a unidade consumidora está inadimplente. Estes avisos estão sendo feitos por e-mail, SMS e nas faturas de energia. Em Campo Mourão há muitas reclamações de consumidores que o escritório da Copel não tem telefone local.
A Copel permanece obedecendo, porém, a legislação estadual. No Paraná uma Lei sancionada em abril determina que não podem sofrer corte de energia famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou três salários mínimos totais (baixa renda); idosos acima de 60 anos; pessoas diagnosticadas com Covid-19 ou outras doenças graves ou infectocontagiosas; pessoas com deficiência; trabalhadores informais; comerciantes enquadrados pela Lei Federal como Micro e Pequenas Empresas ou Microempreendedor Individual.