Prefeito de Fênix decreta situação de emergência após tempestade de granizo
O prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano (MDB), assinou decreto nesta segunda-feira (24), determinando situação de emergência no município por conta dos estragos causados por um forte temporal de granizo no último dia 19. O documento será publicado no órgão oficial da prefeitura desta terça-feira (25)
De acordo com o prefeito, a Vila Rural “Novos Caminhos”, localizada no Bairro Porto Velho, a cerca de 3 quilômetros da sede do município, foi severamente atingida pelo temporal de granizo.
Famílias de baixa renda residem no local. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Josué Silva Mello, 21 casas tiveram os telhados danificados pelas pedras de gelo. O município fará a aquisição de 498 telhas de Eternit as famílias afetadas.
Além dos estragos nos imóveis, alguns moradores perderam grande parte da mobília por conta da chuva. “O granizo pegou aquela faixa e uma beira do Rio Ivaí e passou pegando tudo que encontrou pela frente. Uma situação triste de ver. Muitas famílias atingidas”, disse Serrano em entrevista à TRIBUNA na tarde desta segunda.
O prefeito afirmou que a secretaria de Assistência Social está prestando todo apoio aos atingidos. Até a reconstrução dos telhados, a prefeitura distribuiu lonas aos moradores. “Ninguém está desamparado. Estamos prestando todo apoio possível”, afirmou o gestor.
Além do granizo, o forte volume de chuva – foram mais de 170 milímetros de água – causou danos em estradas rurais. Nesta segunda-feira a prefeitura já está com frentes de trabalho recuperando os estragos. “Incrível que todo ano sempre nesta época sofremos com estes temporais”, lamentou o gestor. “Graças a Deus ninguém ficou ferido”, emendou.
A situação de emergência dispensa temporariamente licitação para aquisição materiais como telhas para atender os atingidos, o que possibilita ao município comprar de forma mais rápida os materiais. O decreto nº 79/2020 tem validade por 90 dias.