Tempo permanece seco e sem previsão de chuvas para as próximas duas semanas
Setembro vai encerrando como um dos piores mês para chuvas. E de acordo com prognósticos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo seco deve persistir nas duas primeiras semanas de outubro, já que não há previsão de precipitações para este período.
De acordo com registros do Simepar, a média de chuvas para setembro é 145 milímetros. No entanto, este ano choveu apenas cerca de 2 milímetros em Campo Mourão no mês até o momento. Conforme a previsão do tempo, o tempo segue seco pelo menos até o dia 8 de outubro com a temperatura variando entre 17ºC a 23ºC (mínima) e 30ºC a 38ºC.
Nesta semana iniciou a Primavera. Segundo o Simepar. A estação será influência pelo fenômeno La Niña, que ocasionará chuvas irregulares e abaixo da média até dezembro. “O La Niña é um fenômeno climático que se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que impacta as condições de tempo do continente. Em consequência, as previsões são de que o Paraná terá chuvas irregulares entre abaixo e próximo da média”, alertam os prognósticos.
Além de prejudicar o plantio da soja e do milho safra 2020/21, a estiagem vem ocasionando o racionamento de água na região. Na cidade e Goioerê, por exemplo, há duas semanas os moradores vêm revezando o rodizio de água para evitar o desabastecimento. A cidade é abastecida com água de poços artesianos, que tiveram a vazão drasticamente reduzida devido a seca.
Na região de Iretama, o clima seco vem gerando apreensão em várias comunidades rurais que já temem a falta de água. Neste caso o abastecimento é feito pela prefeitura, que fornece água com caminhões pipas. “Se não chover, logo as famílias já vão começar a nos procurar para pedir água”, preocupou-se o prefeito da cidade, Wilson Carlos de Assis (PP).