55 escolas de Campo Mourão e região ficam de fora de aulas extracurriculares
As 55 escolas de 16 municípios da região da Comcam, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, ficaram de fora das aulas extracurriculares presenciais, que iniciam nessa segunda-feira (19) em 54 escolas do Paraná.
O NRE de Campo Mourão abrange os municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol e Roncador. São aproximadamente 22 mil alunos.
De acordo com a chefe do Núcleo de Educação de Campo Mourão, Ivete Keiko Sakuno Carlos, a região ficou de fora das atividades extracurriculares neste primeiro momento devido aos casos de contaminação por coronavírus (Covid-19), que apesar de reduzirem nas últimas semanas ainda continuam altos.
“A situação vai sendo revisada conforme a situação da pandemia. Estamos orientando os colégios para pesquisar junto aos pais para possibilidade deles encaminharem os filhos para as atividades extracurriculares caso tenhamos queda na questão do número de casos de coronavírus”, comentou Ivete, ao lembrar que o retorno das aulas curriculares presenciais seguem suspensas e os alunos devem acompanhar o conteúdo do Aula Paraná pelo sistema on-line de aulas.
“Mesmo caso haja o retorno das atividades extracurriculares as atividades não presenciais continuam normalmente. Será uma opção dos pais mandarem seus filhos”, falou. Segundo ela, as aulas remotas têm tido boa adesão na área de atuação do NRE. “Graças a Deus estamos tendo uma participação muito positiva dos alunos e da escola como um todo no atendimento e na busca dos alunos juntamente com o Núcleo em um trabalho de conscientização”, frisou. Segundo Ivete, o Núcleo em parceria com as escolas vêm fazendo a busca ativa dos alunos para maior participação nas aulas remotas.
São consideradas atividades extracurriculares: recursos escolares e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado; cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica; cultura e arte, esporte e lazer; tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; promoção da saúde; mundo do trabalho e geração de renda. Os pais que encaminharem os filhos à escola deverão preencher uma autorização para o estudante participar das aulas extracurriculares.
Seis regiões escolhidas
Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), foram escolhidos 30 municípios de seis regiões, onde houve adesão da comunidade escolar à retomada gradual do ensino. Em todos colégios serão disponibilizados equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e termômetros, seguindo o que determina o protocolo de prevenção do Paraná, um dos mais completos do Brasil.
A retomada será gradual e será feita ouvindo a comunidade, ao mesmo tempo que serão feitas compras do kit de proteção, necessário para todos os envolvidos. As escolas já podem pegar a autorização dos pais que querem enviar seus filhos para as atividades extracurriculares.
A presença dos alunos será por adesão feita por pais ou responsáveis legais, que assinarão um documento favorável à ida do aluno. Com base nesse levantamento, que deverá ser enviado para a Seed, a secretaria vai organizando a logística do envio do material e liberando outras escolas que farão a retomada gradual.