Posse de prefeito e vereadores eleitos será nesta sexta-feira com restrições 

A posse do prefeito reeleito em Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), da vice-prefeita Fátima Claros Nunes (PSD) e dos 13 vereadores eleitos, nesta sexta-feira (1ª de janeiro), seguirá um rígido esquema de prevenção ao coronavírus (Covid-19). A solenidade terá início a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal. 

O protocolo de segurança atende recomendações do Comitê Municipal de Acompanhamento do Coronavírus e da Saúde. Conforme ofício circular assinado pelo 1º vice-presidente do Legislativo, Jadir Soares (Cidadania),  apenas 22 pessoas entre os que serão empossados, servidores da Câmara e Executivo poderão acompanhar a solenidade na parte inferior plenário. Já a imprensa credenciada acompanhará o evento da parte superior do plenário, para evitar aglomerações. Familiares dos eleitos não poderão participar da posse.

Os vereadores que serão empossados são: Devanildo Parma Bassi (PSD); Ibinéias Teixeira (Cidadania); Claudemir Macedo de Souza (PROS); Amilton Gomes de Souza (PSDB); Naiany Salvadori (Podemos); Alex Sandro Alves Nunes (PP); Márcio Berbet (PP); Paulo Cesar Pilatte (PSL); Elvira Maria Schen (Cidadania); Jadir Soares (Cidadania); Edilson Martins (Cidadania); Tucano (PSD); e Antônio Machado (PSC). 

Após a posse de prefeito e vereadores, a Câmara realiza também eleição para escolha da nova mesa diretora do Legislativo. A diplomação dos eleitos ocorreu no Teatro Municipal, no dia 18 deste mês, também seguido um rígido protocolo de prevenção ao coronavírus. Esta será a 18ª gestão municipal de Campo Mourão. A primeira eleição de prefeito e vereadores ocorreu em 16 de novembro de 1947. 

Na ocasião, somente uma chapa única do PSD (Partido Social Democrático) disputou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Pedro Viriato de Souza Filho foi eleito prefeito com 230 votos. A segunda eleição municipal, realizada em 1951, teve a participação de dois candidatos. O médico Daniel Portela (PTB), venceu o pleito com 1.647 votos. Portela foi o primeiro prefeito eleito pela oposição. Ele concorreu com Alcides Pinheiro de Souza (UDN) que fez 456 votos. Neste pleito, a cidade contava com 14 seções eleitorais e 3 mil e 184 votantes. Dos 3.184 eleitores, 991 não compareceram, 21 votaram em branco e 69 anularam os votos.

Cargos do 1ª escalão
Até o momento, o prefeito reeleito em Campo Mourão, Tauillo Tezelli, anunciou 11 cargos do primeiro escalão. Entre eles estão: Carlos Alberto Facco (Coordenador Geral); Aldecir Roberto da Silva (Secretaria de Fazenda e Administração); Alessandra Lavorente Chiroli (Procuradoria Geral); Tania Caetano (Educação); Sérgio Henrique dos Santos (Saúde); Márcia Calderan de Moraes (Assistência Social); Eduardo Akira Azuma (Desenvolvimento Econômico); Silvane Bottega (Previscam); Márcio Francisco Carraro Rocha (Secretaria de Planejamento); Roberto Cardoso (Secretaria Especial de Cultura); e Luiz Carlos Malavazi (presidente da Codusa).

Falta ainda o prefeito anunciar nomes para as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Obras e Serviços Públicos; Comunicação; Controle Interno; Esportes e Fiscalização.