Receita apresenta o Prêmio Gestor Público do Paraná a prefeitos da região

O auditor fiscal da delegacia da Receita Estadual de Umuarama, Luiz Augusto Antunes Vidal, apresentou a prefeitos da Comcam, a 7ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (Sindafep). As inscrições para o prêmio estão abertas, e podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site: www.pgp-pr.org.br.

De acordo com Vidal, gestores públicos municipais de todo o Paraná podem inscrever até cinco projetos dos seus munícipios, desde que estejam em efetiva execução. Desde 2013, já foram mais de 800 projetos inscritos e 180 premiados, incluindo de cidadãs da Comcam.

O tema do prêmio este ano é Urbanismo – Planejar o município é melhorar a vida, em que será premiada a capacidade de planejamento e execução de ações inovadoras que promovam o crescimento das áreas rural e urbana de cada município. Porém, projetos de todas as áreas de governo podem ser inscritos e concorrem nas demais premiações: Melhor do Ano, Tecnologia e Inovação e Administração Tributária.

Além disso, todas as iniciativas inscritas no Prêmio Gestor Público Paraná são anexadas no banco de projetos no site do prêmio. Assim, os projetos implementados nos municípios participantes podem servir de inspiração para administradores públicos de outras cidades. Os gestores podem buscar projetos de diversas áreas, entendendo o seu funcionamento e plano orçamentário, de tal forma que possam ser implementados em qualquer lugar. Já é o terceiro ou quarto ano consecutivo que a gente vem trazer as propostas do prêmio aos prefeitos da Comcam. Muitos já conhecem e participam do projeto, falou Vidal.

Segundo o auditor, a ideia é conhecer estes projetos e levar a outros prefeitos as experiências. Dos 25 municípios da Comcam, 11 estão efetivamente participando do prêmio. Quer dizer temos ainda uma grande parte que não participa do prêmio, por isso a necessidade de a gente estar reforçando este convite aos prefeitos para que participem, ressaltou o auditor fiscal.

Em 2018, quatro projetos da região foram premiados, sendo de Campo Mourão, com o tema Campo Mourão + Ativa; Peabiru, com o projeto Peabiru: Caminhos de Peabiru; Quarto Centenário, que recebeu o prêmio melhor do ano com o projeto Cidadão do Futuro; e Ubiratã, com o projeto Programa Campo Fácil.

O prêmio é apoiado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Fazenda, visando a valorização das boas práticas da gestão pública dos municípios do Estado. O Prêmio Gestor Público – Paraná é uma iniciativa formadora de cultura especialmente valorosa nos dias de hoje, em que a busca por mais eficiência no uso dos recursos públicos dá o ‘tom da época’ e compõe, como se diz, o ‘clamor das ruas’. Por meio do prêmio, temos a alegria de dar visibilidade e valorizar projetos que beneficiam milhares de cidadãos. É uma grande honra para nós protagonizar e oportunizar ao estado uma iniciativa desta natureza e magnitude, ao alcance todos os municípios do Paraná, afirma o presidente Sindafep, Wanderci Polaquini.