Prefeito de Engenheiro Beltrão flexibiliza restrições contra Covid
Mesmo com a alta de casos confirmados e mortes por coronavírus (Covid-19) na região, alguns municípios da Comcam vêm flexibilizando algumas medidas restritivas de enfrentamento à pandemia. Em Engenheiro Beltrão, por exemplo, o prefeito Adalmir José Garbim Junior (PSL), assinou novo decreto flexibilizando o toque de recolher, que passou agora das 22 às 5 horas. Antes a medida tinha início às 20 horas.
O decreto tem vigência até o dia 30 de abril. Apesar da flexibilização, Garbim garantiu que a fiscalização rígida será mantida e intensificada no município. E quem desrespeitar as medidas sofrerá as penalidades previstas no decreto municipal.
“Estendemos os horários de atendimento para garantir que não haja aglomeração, mas a fiscalização não cessará. A população precisa manter os cuidados, o uso da máscara ao sair de casa e a higienização constante das mãos”, afirmou o prefeito.
Além de encurtar o toque de recolher, a prefeitura liberou as igrejas para atender com até 25% de sua capacidade nas missas e cultos – antes era permitido até 15%. Mercados também poderão permanecer abertos das 7h às 21h, enquanto as lanchonetes estão liberadas para atender o público, permanecendo proibida a prática de jogos coletivos, como sinuca, baralho, entre outros.
Permanece suspenso o funcionamento dos seguintes serviços e atividades: estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas, e museus; estabelecimentos destinados a eventos sociais; mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, entre outros.
De acordo com o último boletim publicado pela prefeitura, Engenheiro Beltrão tem 781 casos confirmados de Covid-19, 701 recuperados e 9 suspeitos. Os óbitos decorrentes pela doença infecciosa somam 14. Na Comcam são 20.157 confirmações de Covid e 430 mortes.
Em relação a vacinação, o município recebeu até o momento 2.164 doses de vacina. Do total, aplicou 1.704, sendo que 251 pessoas foram imunizadas com as duas doses.
Goioerê
O prefeito de Goioerê, Betinho Lima (PSD), também assinou novo decreto com medidas restritivas menos rígidas a partir desta terça-feira (6). Agora o comércio em geral pode funcionar das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e até 17 horas aos sábados, com contingenciamento.
Já bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de segunda a domingo, até às 22 horas. Após este horário, somente entrega (delivery). As atividades esportivas também foram liberadas desde que sejam obedecidas as medidas de prevenção e contingenciamento. Além disso, o prefeito autorizou reuniões com até 20 pessoas. Eventos festivos continuam proibidos. O decreto tem validade até o dia 16 de abril.