Santa Casa de Campo Mourão recebe 5 novos respiradores do Ministério da Saúde
O hospital Santa Casa de Campo Mourão recebeu nesse sábado (10) mais 5 novos respiradores para atendimento a pacientes infectados com coronavírus “Covid-19”. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do deputado federal, Ricardo Barros (PP), líder do Governo, na Câmara.
Os aparelhos foram solicitados ao parlamentar pelo ex-presidente do hospital, José Carlos Laurani, que faz parte da atual diretoria. De acordo com a superintendente da Santa Casa, Lucineia Schefer, os novos respiradores, que são de última geração, irão substituir os mais antigos.
“Os novos respiradores não aumentam leitos, mas qualificarão os já existentes substituindo equipamentos mais antigos”, falou ela. A Santa Casa de Campo Mourão é hospital referência em atendimento a Covid-19 na região da Comcam.
Outros aparelhos
Na manhã de sexta-feira (9), o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná e deputado estadual, Márcio Nunes, fez a entrega de outros 6 respiradores a Campo Mourão. Os equipamentos, todos de última geração, foram entregues à Unidade Pronto Atendimento (UPA), que recebeu 2 , Pronto Socorro (3); e 1 à Santa Casa. Os aparelhos foram para reforçar a estrutura de atendimento a pacientes com coronavírus (Covid-19).
Quatro dos seis respiradores foram doados pela Engie Brasil, ligada a área da sustentabilidade. Outros dois equipamentos, entregues à UPA, foram realocados de Cianorte. Eles estavam sem utilização. Os quatro equipamentos doados pela Engie Brasil custou em média R$ 97.000,00 cada. Um deles, inclusive, foi instalado logo após a entrega, no Pronto Socorro, para atendimento a um paciente que precisou do equipamento.