Golpista leva R$ 10 mil de aposentado no distrito de Piquirivaí
Um aposentado do distrito de Piquirivaí foi mais uma vítima de um golpe em que entregou o cartão do banco para um criminoso. E assim, sem saber, teve um empréstimo contraído no nome dele e agora está devendo R$ 10 mil para a instituição financeira.
Pelo que foi apurado pela reportagem da TRIBUNA, na semana passada o golpista esteve no distrito visitando residências de aposentados. Em uma das visitas, convenceu um idoso que era funcionário do banco e precisava ver o cartão. O aposentado acabou caindo na conversa e teve o cartão trocado. O golpista ainda convenceu-o a passar a senha. No outro dia, quando foi ao banco, o aposentado descobriu que havia caído em um golpe.
Um casal de aposentados moradores do distrito também recebeu a visita do golpista, mas o idoso desconfiou e não caiu no golpe. Ele chegou em um Fusca no finalzinho da tarde, estacionou na frente de casa, me chamou e perguntou se eu havia contraído um empréstimo no banco. Confirmei que havia e ele então perguntou se eu já tinha trocado o cartão. Ao saber que minha esposa também é aposentada, disse que ela poderia fazer um empréstimo. Pelo horário que chegou e pela conversa, desconfiei e não passei mais informação nenhuma e disse que não tínhamos interesse em nada, relatou o aposentado.
Somente no dia seguinte ele ficou sabendo que o vizinho havia caído no golpe. Por pouco ele não pega a gente também. E pior que nem lembrei de anotar a placa do carro, lamentou o aposentado. Ele também questionou a facilidade com que golpistas retiram dinheiro da conta de terceiros. Para eu fazer um empréstimo no banco tive que apresentar um monte de dados, justificar o que ia fazer com o dinheiro e ainda agendar o recebimento. Como é que esses caras pegam o dinheiro assim de um dia para o outro?, questiona o aposentado.
O Procon de Campo Mourão tem registrado várias denúncias de golpes semelhantes, onde os aposentados são os principais alvos. Na maioria dos casos eles usam a boa fé de pessoas humildes para agirem. É muito importante familiares orientarem seus aposentados a nunca passarem informações para terceiros, especialmente por telefone. Além disso, instituições bancárias não mandam funcionários fazer atendimento na casa das pessoas, orienta Jurema Portes, secretária executiva do Procon.