Saúde pública: Cis-Comcam recebe R$ 1,1 milhão do governo do Estado
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Cis-Comcam) recebeu repasse do governo do Estado no valor de 1.126.584,00. O recurso foi transferido via Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (COMSUS), programa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) que tem como objetivo qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado para atender as necessidades de saúde da população.
De acordo com o presidente do Cis-Comcam, Carlos Rosa Alves, prefeito de Corumbataí do Sul, os recursos serão utilizados dentro da rede de atendimentos do consórcio, melhorando a qualidade em saúde a população de toda a Comcam. É um recurso que vem para ajudar o consórcio e melhorar ainda mais os nossos atendimentos, destacou o presidente, ao comentar que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), está incentivando o fortalecimento dos consórcios do Paraná.
Vamos aproveitar esta boa vontade do governador para buscar recursos para o Cis-Comcam, ressaltou, ao comentar que o consórcio leva atendimento especializado para uma população regional de mais de 340 mil habitantes da Comcam. Além de Campo Murão, consórcios de saúde de outras 19 regionais também receberam recursos, totalizando R$ 29.523.592,24 em investimento.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa-PR), para o ano que vem haverá um aumento significativo dos repasses aos consórcios de saúde do Estado, que deve passar de 50% em relação aos repasses deste ano. Serão reforçadas ações na pediatria de referência e a reestruturação das unidades básicas para atendimento à população idosa, regionalização de ambulatórios de curativos e feridas, entre outras ações pontuais.
Os consórcios intermunicipais são iniciativas autônomas dos municípios localizados em determinadas regiões do Estado. Eles se associam para gerir e prover serviços à população. Os consórcios somam os recursos dos municípios integrantes ao montante estadual e conseguem agilizar os atendimentos. Eles foram implantados no âmbito do SUS na década de 90 e ocupam papel de destaque na Política de Saúde do Paraná.
O Cis-Comcam de Campo Mourão abrange 25 municípios da região. Para se ter ideia, em 2018 foi feito um total de 126.082 agendamentos para atendimentos especializados. São oferecidas pelo consórcio 30 especialidades médicas. Além de serviços médicos, faz também exames laboratoriais, disse Rosa, ao comentar acreditar que a Saúde não funciona mais nos pequenos municípios sem os consórcios. Tem cidades que não temos algumas especialidades que são oferecidas pelo consórcio, ressaltou.
O Paraná tem 24 consórcios que reúnem 96,7% dos municípios do Estado. Eles gerenciam os Centros de Especialidades que atendem 79% da população. O Cis -Comcam foi fundado em outubro de 1992 e oferece serviços próprios de Ultra-Sonografia, Eletroencefalograma, Laboratório e Eletrocardiograma e terceiriza exames e procedimentos de auxílio diagnóstico em 26 especialidades.
O consórcio oferece serviços médicos de angiologia; cardiologia; clínica médica; coloproctlogia; dermatologia; endocrinologia; fisioterapia; ciurgia geral; cirurgia vascular; cirurgia de cabeça e pescoço; cirurgia crânio maxilo facial; fonoaudiologia; gastroenterologia; ginecologia obstetrícia; infectologia; nefrologia; ortopedia; neurologia; odontologia; otorrinolaringologia; urologia; entre outras, atendendo em média 600 pacientes por dia, totalizando 10 mil consultas mensais.