Universidades públicas de Campo Mourão oferecem quase 600 vagas pelo Sisu
Começaram ontem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país. Em Campo Mourão, os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) oferecem juntas 554 vagas de ensino superior.
Os interessados podem escolher entre 10 opções de cursos na Unespar e 7 na UTFPR. As vagas são gratuitas, Os candidatos interessados em concorrer deverão se cadastrar no site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/) até a próxima sexta-feira (7). O resultado será divulgado na segunda-feira (10).
Na Unespar, campus Campo Mourão, 50% das vagas da instituição são preenchidas pelo Sisu. São 290 vagas pelo programa, distribuídas nos cursos de bacharelado em Administração (40), Ciências Contábeis (40), Ciências Econômicas (40), Engenharia de Produção Agroindustrial (20), Geografia (20), Turismo e Meio Ambiente (25 ) e nas licenciaturas em Geografia (20), História (20), Letras – Português e Inglês (25), Matemática (20) e Pedagogia (40).
Já no campus da UTFPR são oferecidas 264 vagas nos cursos de bacharelado em Ciências da Computação (44), Engenharia Ambiental (44), Engenharia Civil (44), Engenharia Química (22), Engenharia de Alimentos (22), Engenharia Eletrônica (44) e, ainda, na licenciatura em Química (44). Tendo o Sisu como única forma de ingresso desde 2010, a UTFPR reserva 50% das suas vagas para alunos oriundos do ensino público.
O diretor de graduação do campus local da UTFPR, Marcelo Real Prado, disse acreditar que o Sisu proporciona o acesso mais democrático ao ensino superior. Pelo programa não existe aquilo de falar que é só para um para outro. Todos têm a oportunidade, a entrada é pela meritocracia, afirmou.
Ele acrescentou que existe os ‘dois lados’ da moeda do programa: o ponto de vista institucional da Universidade que aderiu ao Sisu e principalmente os alunos que são beneficiados. O candidato faz a escolha de um curso, se ele não consegue vaga na área desejada, mas tem pontuação para outro, tem essa opção de escolha. Ou seja, não fica sem o ingresso no curso superior, comentou.
Para participar do programa é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não ter zerado a redação. Durante o período de inscrição do Sisu, o sistema calcula a nota de corte, o mínimo que o candidato pode ter para ser selecionado, diariamente. O ranking pode ser acompanhado no site do Sisu ou no aplicativo do Sistema de Seleção.
No portal, os candidatos podem consultar vagas disponíveis em instituições públicas de Ensino Superior para o segundo semestre do ano. O estudante pode buscar por curso, instituição ou município. Para se inscrever, é necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no portal.
Números
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019 vai oferecer 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições, segundo o Ministério da Educação. De acordo com a pasta, este é o maior número ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa.
Requisitos
Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota superior a zero na redação.
Calendário
Inscrições: 4 a 7 de junho
Resultados: 10 de junho
Matrículas: 12 a 17 de junho
Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho