Após chuva, frio intenso atinge região de Campo Mourão segunda e terça-feira

Após as chuvas que caíram na madrugada deste sábado (22) e estão previstas ainda para o decorrer do dia, um centro de alta pressão trará frio intenso em Campo Mourão e região na segunda e terça-feira, dias 24 e 25. Há previsão de geadas pontuais, o que deixa os produtores de milho em alerta. 

A temperatura começa a despencar já neste domingo (23), quando os termômetros devem atingir os 9ºC. Para segunda e terça-feira, a temperatura prevista é de 5 e 7ºC, respectivamente, com possibilidade de geada na segunda. 

“Os modelos começam a sinalizar que as madrugadas, tanto de segunda quanto de terça-feira serão extremamente frias em grande parte da região centro sul do Brasil. Segundo os modelos, um centro de alta pressão deverá avançar o estado de Santa Catarina e Paraná. As temperaturas devem atingir os 5ºC na segunda-feira em várias regiões”, falou o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio Santos.

As temperaturas serão extremamente baixas em várias regiões do Estado. Em Francisco Beltrão, por exemplo, a mínima prevista é entre 3 a 4º graus; Foz do Iguaçu (3 a 5 graus) e em Cascavel (5 a 4 graus). “No entanto, não são temperaturas para ocasionarem grandes geadas. Estão no limite. Porém, em algumas localidades há possibilidade de ocorrer geadas potenciais”, alertou.

Na região de Ponta Grossa, por exemplo, há possibilidade de temperaturas negativas na terça-feira. Os modelos indicam -1ºC. “Lógico que as temperaturas são pontuais, não devendo pegar áreas inteiras”, frisou Santos. O agrometeorologista informou que o frio mais intenso provavelmente será a dinâmica da transição entre outono e inverno. Isso porque no próximo fim de semana uma nova frente fria deverá estar avançando sobre o sul do Brasil. E na sequência uma nova massa de ar polar. “Este frio deve ficar concentrado entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná. Na região de Pato Branco e Guarapuava as temperaturas devem variar entre 4 e 5 graus”, acrescentou.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma frente fria que atua desde a noite desta sexta-feira no Paraná mantém o tempo instável neste sábado no Estado. “Continua chovendo em boa parte das regiões, com acumulados expressivos de precipitação em algumas cidades. Há ainda risco de tempestades, mas com rajadas de vento menos intensas em comparação às observadas na madrugada, por exemplo. Temperaturas não se elevam muito durante o dia, pois o céu fica com muita nebulosidade”, diz o Simepar.