Região recebe mais 3.980 doses de vacinas contra Covid e 26.790 da gripe

A região de Campo Mourão recebeu mais 3.980 doses da vacina AstraZeneca, contra coronavírus (Covid-19) para a primeira aplicação em trabalhadores da saúde; trabalhadores da educação; pessoas com comorbidade; e pessoas com deficiência permanente. Esta é a 20ª remessa entregue à região.

Foram enviadas também 26.790 doses para continuidade da imunização contra Influenza (gripe). O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, informou que as doses serão distribuídas aos 25 municípios da Comcam ainda hoje. 

De acordo com dados, as doses recebidas representam 11,83% dos trabalhadores da educação do ensino básico – creches; pré-escolas; ensino fundamental; ensino médio; e profissionais da EJA da região de Campo Mourão; 1,96% da população de pessoas com comorbidades; e 3,9% da estimativa populacional de pessoas com deficiência permanente.

A quantidade de doses distribuídas garante a reserva técnica de 11% e o arredondamento em frasco com 5 doses. A reserva técnica deve ser utilizada para perdas técnicas e físicas; falha no transporte e quebra de frascos. “A recomendação é que não sejam iniciados novos esquemas vacinais com a reserva técnica, desta forma o saldo poderá ser utilizado para complementar esquemas já iniciados”, frisou Siqueira.

Somente Campo Mourão recebeu 1.725 doses da AstraZeneca e 7.060 doses da vacina contra a gripe. Veja abaixo o quantitativo por município.

Gripe

A 2ª etapa de vacinação contra gripe foi aberta no dia 11 deste mês para idosos acima de 60 anos e professores. O público estimado a ser vacinado na região, nesta fase, que prossegue até o dia 8 de junho, é de 56.472 pessoas, sendo 51.739 idosos e 4.733 professores de escolas públicas e privadas. Somente em Campo Mourão são 15.269 idosos e 1.634 professores.

Na primeira etapa foram imunizados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, e trabalhadores da saúde. A orientação da 11ª Regional de Saúde é que os municípios façam a busca ativa do público alvo e que organize a vacinação de forma a evitar aglomerações. Já à população, o alerta é que não deixe de se vacinar, e procure os postos de saúde com antecedência para evitar filas. 

A campanha de imunização contra a gripe seguirá até o dia 9 de julho. A meta da regional é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Na terceira e última etapa da campanha, de 9 de junho e 9 de julho serão vacinadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.