Prefeitos fazem campanha para receber doação de cilindros de oxigênio

Prefeitos da região de Campo Mourão estão fazendo uma campanha para arrecadar cilindros de oxigênio a partir de doações de oficinas mecânicas, produtores rurais, e comércio em geral. Podem ser doados cilindros de gás medicinal e oxigênio industrial. Estes vêm homologados pela companhia. Os de mistura e CO2 não estão sendo aceitos. Os equipamentos serão utilizados para atender pessoas infectadas com coronavírus (Covid-19) e devolvidos aos donos após este momento mais crítico da pandemia. 

A campanha teve início no município de Mamborê com o prefeito Ricardo Radomksi (PSD) e se expandiu a outras cidades também como Boa Esperança, que quase ficou sem oxigênio na última semana aos pacientes infectados, e Moreira Sales. 

“Nós em quatro horas conseguimos 26 cilindros. O povo é muito generoso. Tem gente nas oficinas  que jogou fora o nitrogênio e emprestou cilindros para nós. E tem muitos cilindros abandonados nas fazendas”, falou Radomski. A dificuldade das prefeituras é que os fornecedores de oxigênio não emprestam e nem doam os cilindros. Ou seja, os municípios têm que ter os cascos para serem recarregados. 

O prefeito de Boa Esperança, Joel Buscariol (MDB), passou momentos de tensão na sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23) devido ao risco de desabastecimento de oxigênio no hospital municipal a pacientes infectados com covid. Ele recorreu a outros municípios para manter o fornecimento do produto. Segundo o gestor, foram três dias de desespero total.  “E não é falta de organização  e nem de dinheiro. É falta de produto no mercado mesmo. A demanda 'explodiu'”, frisou. 

Em meio a crise da escassez de oxigênio, Buscariol então lançou nas redes sociais uma campanha para receber a doação de cilindros de oxigênio. O resultado foi quase que instantâneo. “Várias oficinas e produtores rurais nos emprestaram cilindros. Aqueles pretos, de solda de oxigênio, também servem desde que estejam dentro do prazo de validade. Algumas pessoas que não tinham o cilindro correram atrás de outras que tinham para nos emprestar. A população de Boa Esperança está de parabéns”, elogiou. 

Após fazer o pedido à população, o prefeito conseguiu arrecadar mais de 30 cilindros. Destes, 15 foram aproveitados. “A comoção da população foi muito grande devido a atual situação. Só temos a agradecer a todos que atenderam nosso chamado. Que Deus retribua em dobro a eles”, agradeceu o prefeito.

Ele disse que dos 15 cilindros encaminhados nesta segunda-feira à empresa responsável pela recarga, 11 já foram recarregados. Os outros 4 estavam vencidos e passarão por avaliação a testes. Os cilindros recarregados ficarão em estoque para utilização do município e emprestados a municípios vizinhos caso venham necessitar. “A campanha ainda não parou. Quem tiver mais cilindros e puder nos emprestar estamos aceitando”, falou Buscariol. Quem tiver os cascos pode deixá-los no hospital municipal ou avisar a secretaria de Saúde para que o município faça o recolhimento. “Assim que esta fase passar devolveremos todos os cilindros com uma carta de agradecimento”, informou o gestor. 

Com o novo estoque, Buscariol diz que agora pode 'respirar mais aliviado'. Ele informou que o município tinha 15 cilindros e chegou a ficar com 7 pacientes internados. Cada paciente consome até dois cilindros por dia, dependendo do quadro da infecção. “As empresas fornecedoras não emprestam o cilindro e não doam. E a prefeitura não pode comprar nada sem licitação”, ressaltou o prefeito. 

Buscariol, lamentou as vidas perdidas para o coronavírus em seu município. Ele disse que em 10 dias três pessoas morreram no hospital municipal. “É uma situação que dói na alma. É muito triste ver nossa população morrendo por causa deste vírus”, disse. 

O prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, presidente do Ciscomcam, foi outro que aderiu à campanha. Ele disse que em poucas horas já conseguiu cinco cilindros emprestados.