Contribuintes ainda podem ajudar entidades com Imposto de Renda
Os contribuintes que deixaram a declaração do Imposto de Renda para última hora ainda têm oportunidade de contribuir com a campanha voltada a ajudar entidades assistenciais que atendem idosos, crianças e adolescentes. A pessoa física pode destinar até 3 por cento do IR devido quando fizer a declaração, cujo prazo vence dia 30 de maio. Para as pessoas jurídicas, o limite é de 1 por cento sobre a renda, com base no lucro real.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mayara Aparecida da Silva, lembra que a destinação dessa porcentagem do IR não representa nenhum gasto extra ao contribuinte. “O valor é deduzido do imposto que a pessoa já tem que pagar, ou seja, deixa de ser recolhido ao caixa do governo federal e é diretamente destinado aos Fundos”, explica.
Ela lembra que Campo Mourão tem condições de arrecadar mais de R$ 3 milhões com essa campanha. “As entidades assistenciais, que já trabalhavam com recursos escassos, desde o ano passado estão em situação ainda pior em razão do isolamento social, que não permite realização de eventos”, observa.
Para ajudar a conscientizar e lembrar os contribuintes, o Fórum das Entidades tem usado as redes sociais para convidar as pessoas a conhecerem as instituições que atendem idosos, crianças e adolescentes beneficiadas pela Campanha. “A equipe te receberá com muito prazer e todos os cuidados de segurança recomendados para evitar a disseminação do Covid-19”, informa a mensagem. A visita deve ser agendada com a própria instituição.
Em Campo Mourão, atualmente 10 entidades são beneficiadas com os recursos da campanha. “Embora no ano passado a campanha tenha dado um resultado expressivo, pelo número de contribuintes que pagam imposto podemos, no mínimo, triplicar a arrecadação”, analisa Mayara, ao lembrar que algumas instituições correm risco até de paralisarem as atividades por falta de recursos.