Corumbataí do Sul completa 34 anos; prefeito comenta momento e destaca avanços
A cidade de Corumbataí do Sul comemora 34 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (27). São pouco mais de três décadas de importantes avanços em diversas áreas, conforme o prefeito Alexandre Donato (PSD), mais conhecido como “Xandão”.
O gestor destacou a união do Legislativo para as coisas acontecerem na cidade. E a atuação de seu vice, Elias da Silva. Ele lamentou o momento de pandemia da Covid-19. Corumbataí do Sul já perdeu sete vidas para a doença. “Esta pandemia aumentou muito o desafio do gestor. A prioridade nossa é a vida da população”, falou Xandão, ao falar das medidas rígidas adotadas pela administração, inclusive, lockdown de hoje a domingo.
Ele comentou que gostaria de comemorar o aniversário da cidade com uma festa à população. Mas o momento não é propício. Até mesmo o Cabrito Apressado, prato típico do município, que seria servido no sistema drive thru, neste sábado (29), foi adiado.
“A gente está triste. Por um lado, enlutados com as vidas perdidas. Por outro lado, temos nosso município e um lugar para morar e temos que ficar felizes por isso”, afirmou. Xandão disse que é uma honra estar gestor da cidade. Ele pede para que a população não perca a esperança de dias melhores.
Avanços
O prefeito destacou que a cidade teve grandes avanços em infraestrutura, entre outras melhorias para a qualidade de vida da população nestes 34 anos. Segundo ele, todos que passaram como gestores fizeram um bom trabalho. “Trabalhei com todos eles porque sou funcionário de carreira do município. Hoje somos uma cidade consolidada na região”, afirmou.
Segundo o gestor, nos últimos oito anos, em que foi vice-prefeito da cidade, o município recebeu o maior programa de pavimentação de toda sua história. “E vamos continuar. Temos projetos promissores”, destacou, ao lembrar que a saúde é outra referência regional.
Segundo ele, a administração municipal investe o dobro do exigido pela legislação na área. “A lei obriga 15% de investimentos do orçamento na saúde, mas nossa média é de 30%”, argumentou.
Xandão lembrou também que Corumbataí do Sul é reconhecida nacionalmente pela agricultura familiar. Hoje tem a Coaprocor, uma das maiores agroindústrias do Paraná. Comercializa seus produtos em todo o Estado. Tem participação fundamental na economia local.
História do município
A vida organizada e próspera do município teve início na década de 60. A colonização teve por base a cidade polo de Campo Mourão. O nome do município é referência ao Rio Corumbataí, que corta o território municipal. Dentre as famílias pioneiras destacam-se as de Anderson Arruda de Souza, Manoel Picadeiro, João Gato, Pedro Trizote, Ricardo Sútio, Francisco Garcia, Antenor José Mariano, José Mariano de Castro, Melquíades Picanço, entre outros.
Em 13 de janeiro de 1967, através da Lei n.º 5.472, o povoado foi elevado à categoria de distrito administrativo com território pertencente ao município de Barbosa Ferraz. Pela Lei n.º 8.484, de 27 de maio de 1987, foi criado o município. O termo ‘do Sul’, foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo existente no Estado de Goiás. O território foi desmembrado do município de Barbosa Ferraz, sendo instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1989. O primeiro prefeito municipal foi Jair Cândido de Almeida.