Araruna terá primeiro livro sobre a história do município

“Araruna, a história de uma cidade empreendedora”. Esse é o título do primeiro livro que conta a história oficial do município de Araruna. A obra, que ficou pronta nesta semana, é de autoria do escritor mourãoense Jair Elias dos Santos Junior, em parceria com o acadêmico de História da Unespar, Gabriel Henrique de Souza, morador da cidade.

“A ideia de escrever e publicar a história da cidade foi aprovada pelo prefeito Leandro de Oliveira e a partir daí conseguimos recursos da Lei Aldir Blanc para custear o projeto”, conta o escritor, ao acrescentar que o objetivo é difundir a história da cidade, que não tem nenhuma obra com esse teor.

Com 150 páginas e ainda sem data definida para  o lançamento, o livro traz, além de textos, reprodução de documentos e diversas fotografias. “Começa em 1769 quando foram descobertos os Campos do Mourão, passando pela formação do núcleo urbano de Araruna e a evolução da cidade ao longo das cinco décadas de sua história”, adianta Jair Elias. A história das comunidades de Araruna também é registrada na obra. 

Segundo o historiador, foram exatos seis meses de trabalho, que incluiu pesquisas na Biblioteca Pública do Paraná, Museu Paranaense e no Museu Municipal de Campo Mourão. “É muito importante ter uma obra como essa, muito bem escrita, bem pesquisada que ficará para o conhecimento das futuras gerações sobre a nossa história”, disse o prefeito Leandro de Oliveira. 

História

Pioneiros com suas respectivas famílias se instalaram à margem da Estrada Boiadeira que conduzia ao Porto de São José e ao Estado de Mato Grosso. Através da Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado observou-se que o povoado estava progredindo e que deveria ter obras de urbanização. 

Neste contexto, Sady Silva, em seu plano de urbanização, batizou em 1951, o povoado com o nome de Araruna, que em tupi guarani significa arara preta. Esta denominação decorre do fato de existirem nos primórdios do povoamento, muitas dessas araras. Apesar do significado do nome, elas se distinguem pela plumagem azul escuro que vistas à distância parecem pretas.

No ano seguinte, o povoado iniciou a cultura de café, de algodão, de arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local.  Araruna foi elevada a distrito e sua sede, à categoria de Vila, em 1952, como Unidade Administrativa de Peabiru. Em 1954, passou à categoria de município, instalado em 18 de novembro de 1955. A instalação oficial ocorreu em 29 de Novembro de 1955.