A 16 dias do fim da campanha, cobertura contra gripe atingiu só 51% do público alvo
Aberta no dia 9 de junho, a terceira e última etapa da vacinação contra Influenza (gripe), que encerra no dia 9 de julho, ou seja a 16 dias, ainda continua com baixa adesão do público alvo à campanha na região da Comcam. Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), indicam que de 136.067 pessoas que deveriam se vacinar contra o vírus, apenas 75.187 tomaram a vacina até o momento, o equivalente a 51,3% do público-alvo. Os números são preocupantes.
Estão sendo vacinadas nesta etapa, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.
Apesar de longe do ideal, a cobertura vacinal na região ainda é superior a estadual, que atingiu 41%, correspondendo a 1.942.358 doses aplicadas. Iniciada em 12 de abril, a campanha pretende imunizar 4,4 milhões de pessoas no Paraná.
A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza foi dividida em três etapas. Na primeira, foi direcionada a gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Já a segunda etapa incluiu idosos de 60 anos ou mais e professores.
A orientação da 11ª Regional de Saúde é que os municípios façam a busca ativa do público alvo sempre organizando a vacinação de modo a evitar aglomeração. As pessoas que fazem parte dos grupos já atendidos e ainda não foram vacinadas devem procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência para receberem o imunizante. A meta da regional é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
Pela primeira vez os idosos não estiveram na primeira etapa da vacinação da Influenza por conta da vacinação contra Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação é priorizar a imunização contra a Covid-19 e se respeitar o intervalo de 14 dias entre as vacinas.
A vacinação contra a Influenza é dose única e aumenta a imunidade contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), incluindo a Covid-19. Além de auxiliar no diagnóstico das doenças, se a pessoa já estiver imunizada contra a Influenza, existem grandes chances de a imunidade gerada por essa vacina evitar complicações pela infecção da Covid-19, dando maior proteção a população até que todos possam ser vacinados contra os dois vírus.
Em Campo Mourão, a vacinação contra a gripe, está sendo realizada de segunda a sexta-feira, nas unidades de Saúde dos bairros Cidade Nova, Vila Urupês, Tropical, Lar Paraná, Paulista, Vila Guarujá e no distrito de Piquirivaí. A vacinação contra a gripe, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, também vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.