Novo diretor pretende tornar campus da UTFPR mais conhecido
O professor de Engenharia Eletrônica, Roberto Ribeiro Neli, foi empossado oficialmente nesta semana diretor do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão. Ele já estava no comando da instituição desde outubro do ano passado, quando foi eleito e ocupou o cargo deixado pelo professor Heron dos Santos Lima.
Em entrevista à TRIBUNA o novo diretor, que atua na instituição há 10 anos, falou sobre as conquistas e também desafios a serem superados. Uma das ações será tornar o campus da UTFPR mais conhecido. “Por incrível que pareça algumas pessoas que a gente conversa não sabe o que é UTFPR. Só se falar Cefet”, revela o diretor. Outros, segundo ele, desconhecem que a instituição é pública, ou seja, que não é cobrada mensalidade.
“Temos um projeto para divulgar a UTFPR na cidade, com outdoors e também nas redes sociais. Também divulgar nas escolas sobre os cursos regulares que são gratuitos, assim como a nossa taxa de aprovação nos vestibulares, que é referência”, acrescentou. No mesmo dia da posse, foi inaugurado o planetário do campus. “No Paraná só outras três cidades têm planetários. Isso vai nos ajudar a trazer os alunos do ensino básico para conhecer a ciência”, reforçou.
Outro desafio, segundo ele, é a doação do terreno para expansão do campus, que ainda está em trâmite na justiça. “Isso não interfere no andamento dos projetos que temos hoje. Mas a longo prazo não teremos para onde crescer e esse terreno é fundamental”, analisa o diretor.
Ele também comentou sobre o Centro de Convivência do campus, construído com recursos de emenda parlamentar do deputado Rubens Bueno, que está em fase de conclusão. “Isso vai ser importante para os alunos. Como a maioria dos cursos são integrais, eles acabam ficando nos corredores da instituição”, argumentou. Outro projeto é construir mais um bloco para um novo curso de Engenharia Química e consolidação dos cursos de mestrado.
Parcerias
O novo diretor também destacou a parceria com a prefeitura de Campo Mourão, que tem resultado em vários projetos de desenvolvimento da cidade. “Temos projetos nas escolas, mapeamento da cidade, assim como na área ambiental de proteção ao rio que abastece a cidade, start ups e tantos outros. Cada curso faz trabalhos importantes, como por exemplo na qualidade de alimentos produzidos aqui”, sintetiza.
Ele também ressalta sobre o impacto da universidade na economia do município, já que mais da metade dos cerca de 2 mil alunos são de outras cidades. “Isso reflete no mercado imobiliário, gastronomia e várias áreas”, observa. A instituição conta ainda com cerca de 260 servidores.
Currículo
Nascido em Ourinhos (SP), o professor Roberto já foi diretor da área de pesquisa e pós-graduação da UTFPR. Mora em Campo Mourão há 10 anos. Antes de prestar o concurso da instituição, trabalhava em uma empresa multinacional em São Paulo. Doutor em Engenharia Eletrônica pela Unicamp, ele tem curso de gestão de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Na UTFPR já foi coordenador do curso de Engenharia Eletrônica e hoje faz parte do Conselho Universitário.