Causa da doença de irmãs gêmeas: “Azar”

O caso vem do Reino Unido, onde as irmãs Amber Mae e Lily Rose Locker, 3 anos, sofrem de uma doença chamada fibrose cística e precisam ser submetidas a um transplantes de pulmão.

O que causa surpresa e pode-se assim dizer que elas sofrem da doença por azar é o fato das meninas não serem gêmeas idênticas.

De acordo com a agência Barcroft Media, os especialistas responsáveis pelor tratamento das meninas informaram à família que a chance das duas irmãs sofrerem da doença é de uma em mais de 1 milhão. Os médicos informaram que é simplesmente “muita má sorte”.

Início

As gêmeas nasceram em outubro de 2007 e algumas semanas depois do parto, os pais já notaram algo diferente com as duas. Elas não comiam com facilidade e havia muita secreção em seus pulmões, chegando ao ponto delas terem parada respiratória e precisarem ser reanimadas no hospital.

Os médicos informaram os pais que jamais haviam visto um caso como esse.

Após estabilizando o quadro das meninas foram realizados exames que diagnosticaram fibrose cística nas duas.

Atualmente elas tomam remédios e antibióticos para controlar a doença. Ainda para ajudar, fazem fisioterapia três vezes por semana para limpar o muco dos pulmões.

A fibrose cística hoje é uma doença que, se for identificada precocemente, pode ser tratada e o paciente pode ter uma vida longa, mas com alguns cuidados, afirma Gilda Porta, professora de medicina da Universidade de São Paulo.

Nessa doença ocorre o funcionamento irregular de glândulas do corpo que são responsáveis pela produção de muco, suor e saliva e assim prejudica diversos órgãos, como pâncreas, fígado e, principalmente, o pulmão

No caso específico do pulmão, o muco em excesso dificulta a respiração e as trocas gasosas.

Fonte: Terra