Criança de 9 anos passa por transplante de seis órgãos
Nos Estados Unidos, Hospital Infantil de Boston, uma menina de nove anos passou por um transplante envolvendo seis órgãos: estômago, fígado, pâncreas, esôfago, intestino delgado e baço.
A criança chama Alannah Shevenell e desde 2008 ela passa por um tratamento contra um tumor raro que acometeu todos os órgãos que tiveram que ser transplantados. O tratamento convencional não teve o resultado esperado, então a única possibilidade de cura era um transplante múltiplo.
A cirurgia foi comandada pelo cirurgião Heung Bae Kim. Os cirurgiões do Hospital Infantil de Boston executaram a cirurgia em 14 horas. Retiraram o tumor e os órgãos de Alannah e em seguida transplantaram todos os órgãos do doador, que vieram de apenas uma pessoa.
Segundo Bar Kim “Não havia maneira de retirar o tumor sem retirar os órgãos, porque se retirássemos o tumor, os órgãos não receberiam sangue e morreriam”.
O transplante somente foi possível porque a família de um menino ofereceu os órgãos de seu filho falecido para transplante.
A solidariedade dessa família e o caso de Alannah demonstram a importância de campanhas de doação de órgãos e da doação por parte dos familiares. Lembrando que apenas a família pode autorizar a doação de órgãos e tecidos.
Hoje, após três meses internada, Alannah retornou para casa. Ela toma nove medicamentos diários e é submetida a exames periódicos. Seu sistema imunológico é tão frágil que ela não pode ficar em locais com muitas pessoas, nem comer certos alimentos.
Fonte: AFP