“… (…) que ele nunca deixe de ser humano e pessoal”

… A partir daí, a história se desenvolve com uma música tocante e imagens emocionantes,

que vão envolvendo através do texto de Nizan, com palavras escolhidas a dedo,

trocadilhos inteligentes e analogias brilhantes a cena da narrativa é muito

bem  construída  na voz fabulosa de Fernanda Montenegro.

Diogo Mattos – graduado em mídia e comunicação – Universidade de Londres

Esta é a última Coluna do ano. Inevitável é refletir o elo entre término e início: 2015-2016.

É gratificante atingir novamente uma marca, a publicação desta Coluna em todos os dias do ano (edições sábados/domingos). Sem falhar um dia sequer só foi possível graças ao caro leitor e à Tribuna, ambos a base, estímulo, inspiração, cobrança, responsabilidade.

O sentimento maior é o de gratidão, sempre!

Esta Coluna hoje não para escrever e sim transcrever o belíssimo comercial do Banco Itaú, criado pela agência Africa. O texto primoroso é do grande publicitário Nizan Guanaes, esplendidamente lido e talentosamente interpretado pela nossa grande atriz Fernanda Montenegro. A trilha sonora é de Alan Silvestri:

É lindo ver o mundo se tornar digital

Mas todos nós precisamos vigiar pra que ele nunca deixe de ser humano e pessoal.
Afinal, fomos nós que criamos a tecnologia para servir a raça humana.
A internet que nós criamos veio para melhorar e mudar muitas coisas, mas tem coisas que ela não pode e não deve mudar.
Amigos não podem ser feitos só pela internet, nem amizades, nem laços de família mantidos por e-mails e mensagens curtas.
Não é o GPS que vai guiar a sua vida.
Nem é papel do Waze ensinar seu filho qual é o melhor caminho a tomar na hora da tormenta.
Afinal, não é o wi-fi que mantém a nossa conexão com aquelas coisas inexplicáveis e divinas que só a raça humana tem a senha.
Por isso, lembre-se: é fim de ano.
Feche os olhos, olhe para dentro e faça um download só de coisas boas.
Que aí você vai ver que, de todos os aplicativos que nós fomos capazes de criar, nenhum é melhor que o aplicativo que você tem dentro de você chamado coração.
Itaú. Digital, mas pessoalmente feito pra você.

Fases de Fazer Frases (I)

Ser bom é fazer o bem, bem bom.

Fases de Fazer Frases (II)

Importante é escolher as palavras e como ouvi-las.

Fases de Fazer Frases (III)

Para não confundir: tirar o tio do acento; com tirar o acento til.

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)

Sem exagero algum, tem uma propaganda luminosa em Campo Mourão, (anúncio de várias empresas), que não passou por qualquer revisão. É uma falta de acentos gritante. A pior delas: Porcão de tilapias. Faltou o c com cedilha (o correto é porção). Tal falta leva a se referir a porco grande. Já imaginou o freguês querer um porcão, acompanhado de tilápia? (aqui posto o acento faltante no comercial). Tem lá uma porção de erros. Antes de esquecer, se comer muito o porção não coloquem a culpa nas tilápias.

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)

Compras natalinas: Para o consumidor quem tem melhor oferta, flerta melhor.

Olhos, Vistos do Cotidiano (III)

Natal espera-se presentes. Dos ausentes esperam-se também os presentes.

Reminiscências em Preto e Branco

Conte todos os dias. Mas todos os dias não contarás. Não contaremos com todos os dias, mesmo que eles sejam todos contados.