Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras, afirma-se no jornalismo. Na coluna de 4a. feira comentamos uma foto em que o prefeito de Curitiba aparentava tentar beijar a presidente Dilma. Ontem, imagem mais expressiva. Numa roda de deputados federais que comemorava ruidosamente a derrota que impuseram ao governo na votação do Código Florestal – 274 a 184, um deles, ao centro, com as duas mãos levantadas, fazia um gesto que popularmente se usa para mostrar que se ferrou alguém. A mão direita espalmada vindo em direção à esquerda fechada. O famoso toc-toc-toc. Se alguém do governo mostrou a foto à presidente,  os deputados que participavam da roda, inclusive o relator Paulo Piau que estava junto, também estarão ferrados. A derrota do governo na votação desse projeto, ainda sujeito a veto da presidente Dilma em alguns artigos, especialmente por não ter ficado bem clara em função da balbúrdia em que se transformou a votação,  a questão da extensão da recomposição das matas ciliares, pode ter dado à bancada ruralista uma vitória de Pirro. Comprovará uma tese levantada aqui: a de que na CPMI, o PMDB que só é da base na hora de se beneficiar, mas pode ser fator de desestabilização quando lhe convém, como nessa votação, pode usar a  Comissão de Inquérito como instrumento de pressão ao governo. Vai depender do rumo que ela tomar. O fato palpável é que a CPMI que foi vista, segundo alguns analistas pelo próprio Lula,  como oportunidade de se vingar de gente como o governador de Goiás, pode cair no colo do governo. Basta a empresa Delta, maior beneficiária do governo, ter seus inúmeros contratos investigados.

Do luxo ao…
A propósito da Delta, um leitor desta coluna qualificou-a como empresa total-flex. Ela é encontrada em contratos de obras em todas as áreas. Num país que tem grandes empresas como a Camargo Correia, Oldebrecht e outras, é a maior beneficiária. Está no Dnit, no Pac, na saúde, em estádios, explorando lixo. Como diz ele: do luxo ao lixo.

Natureza…

As medidas do programa Bioclima Paraná, lançado pelo governador Beto Richa, preveem  o pagamento de serviços ambientais de preservação por produtores rurais e implantação de parques estaduais modelo. Medidas que visam a preservação do patrimônio natural ainda existente no estado. De uma certa maneira vai contra algumas medidas do Código Florestal que a presidente Dilma hesita em sancionar ou vetar.

Preservada
Como o Código aprovado, depois de intensos debates e ainda imprecisas  definições, em um de seus tópicos dá aos estados (conselhos ambientais estaduais e municipais) liberdade para legislar sobre definições de extensão de áreas de preservação, inclusive nas áreas urbanas, o Paraná sai na frente.

Legal mas imoral
Radialista de origem e jornalista em seqüência, o colunista sempre foi contra radialista acumular cargo de vereador ou deputado, ao tempo em que mantém seus programas. Quando eleitos deveriam ficar afastados dos microfones. Fora disso levam uma enorme vantagem sobre outros que têm dedicação exclusiva à causa pública. Além do que se evitaria situações como as agora trazidas a público na Câmara de Curitiba.

Prévias eleitorais
O senador Álvaro Dias emplacou no Senado uma mudança importante na condução da escolha de candidatos a Presidente da República: será através de prévias partidárias, a exemplo das americanas, com ampla liberdade para os veículos de comunicação, inclusive para realização de debates. Se acatado na Câmara o projeto acaba com a imposição de candidaturas pelos caciques partidários.

Em choque
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, beneficiário de uma das mais estapafúrdias decisões da Justiça Eleitoral – Belinati, venceu o primeiro turno e foi cassado. Um segundo turno teve Haully (o segundo) contra Barbosa, terceiro colocado (apoiado por Belinati). Tem permanecido em seu mandato no olho do furacão!