Recurso negado
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fátima Nancy Andrighi, negou nesta semana, em uma decisão monocrática, o seguimento do recurso apresentado pelo prefeito de Mamborê Ricardo Radomski (PSD), que concorre à reeleição no município. O registro de candidatura do prefeito já havia sido inferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devido a contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores no exercício de 2000. A decisão foi publicada no início da noite de segunda-feira. Xiiiii…
Recurso negado 2
Este que vos escreve, conversou na tarde de ontem com o advogado do prefeito, Aislan Miguel Tibúrcio. Ele explicou que está preparando recurso para interpor a decisão da ministra. Agora será levado ao plenário do TSE para que possa decidir. Já entramos com agravo regimental para ser levado a corte [composta por sete ministros] para a palavra final, comentou o advogado. Tibúrcio informou também que Radomski pode se manter candidato até a decisão do TSE ou, se decidir, ser substituído pelo vice, Willian Jefferson Baccon (PSDB). Quem será, quem será, quem seeeeerá…
Em campanha
Este colunista conversou na tarde de ontem com Radomski. Ele informou que apesar da decisão, continua normalmente com a campanha eleitoral. Vou continuar com os trabalhos que já vinha fazendo. Os meus advogados já vão entrar com agravo, disse. O prefeito criticou também seus adversários políticos. A oposição meche com tudo. Sabe que eu sou forte e que vou ganhar a eleição, cutucou. Aiaiai…
Propaganda liberada
Lembram daquela determinação judicial proibindo o PPS de utilizar a imagem do Governador do Estado, Beto Richa (PSDB), em propagandas eleitorais gratuitas do partido em Campo Mourão? Pois bem, de acordo com informações da coordenação de Campanha do candidato Tauillo Tezelli, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) derrubou a decisão e o grupo, está autorizado agora a utilizar a imagem do governador na campanha. A decisão era do juiz de direito James Hamilton de Oliveira Macedo. E ontem, no programa eleitoral na TV, no horário de almoço, já apareceu um videozinho do Governador declarando apoio a Tauillo. Hummmmm…
Propaganda liberada 2
A decisão de Macedo atendeu a pedido feito pela coligação Campo Mourão Para Todos, da candidata a prefeita, Regina Dubay (PR). O grupo citou uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (23.370/2012) na qual apenas partidos coligados oficialmente podem veicular apoios de representantes políticos. A decisão do juiz, no entanto, havia sido parcial, pois não proibia a veiculação das imagens de Richa em outros meios de propaganda, como internet, banners, santinhos, faixas, entre outros. Os dois grupos recorreram. O de Regina queria que a proibição fosse ampliada para qualquer tipo de propaganda. Já a coligação de Tezelli recorreu para reverter a decisão. E conseguiu, né?
Política nervosa
Em Campo Mourão os ânimos no período eleitoral têm deixado alguns eleitores com os nervos à flor da pele. Pode se dizer que a política está literalmente nervosa. Na segunda-feira de manhã, por exemplo, um idoso de 60 anos chamou a Polícia Militar (PM) após ser agredido por dois rapazes com uma barra de ferro. Ele sofreu ferimentos na cabeça. O curioso é que a vítima informou aos policiais que estava discutindo política com outras pessoas, quando foi surpreendido pelos agressores. O desentendimento aconteceu na Praça São José, área central da cidade. O idoso foi socorrido pelo Siate. A polícia não localizou os acusados. E olha que ainda faltam 17 dias para as eleições, hein?
Folga prolongada
Os deputados estaduais estão desde a tarde de ontem de folga prolongada. Os trabalhos na assembléia só voltam no dia 8 de outubro, ou seja, após as eleições. A justificativa do parlamentares é que eles precisam estar no interior para participar do debate político que vai definir os vencedores nas urnas. O curioso é que os dias parados não serão descontados dos salários. Essa é a segunda folga prolongada que os deputados dão a si mesmos em menos de um mês. Depois dessa ainda existe alguma dúvida de que ser deputado é um ótimo negócio?
Dito e Escrito
Ricardo Radomski (PSD), prefeito de Mamborê, candidato a reeleição, sobre decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou a ele seguimento de recurso.