Prefeito sofre acidente
O prefeito de Quarto Centenário, Osvaldo Changai (PSB), levou um susto ontem à tarde após sofrer um acidente automobilístico. Ele viajava em um Ford Fusion. O acidente, que envolveu cinco veículos, aconteceu na BR-158, próximo à Fazenda Graciosa, em Peabiru. Changai e o motorista, Nilson Francisco Tognato, contador da prefeitura, saíram sem ferimentos. Ninguém morreu.
Morador recebe multa de 30 mil da Justiça Eleitoral
Um morador de Engenheiro Beltrão se deu mal com Justiça Eleitoral do município. É que ele recebeu uma multa de R$ 30 mil após por ter realizado propaganda eleitoral ilegal em sua página na rede social Facebook. O cidadão, um militante de campanha do PHV, caluniou e difamou um candidato nas eleições deste ano. Além da multa, o transgressor ainda arcará com R$ 5 mil para cada dia em que atrasar o cumprimento da decisão judicial. A página do Facebook dele também ficará fora do ar até o término das eleições. Xiiiii…
Improbidade administrativa
Em Corumbataí do Sul, o ex-prefeito do município, José Antonio Cafissi, foi condenado por improbidade administrativa. Ele teve a suspensão dos direitos políticos por três anos e multa equivalente a duas vezes o valor da remuneração percebida como prefeito. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), na última sexta-feira (14).
Improbidade administrativa 2
De acordo com o TJ, ficou constatado que, durante a gestão de Cafissi, houve diversas irregularidades como: ausência de procedimento licitatório para aquisição de combustível, medicamentos e serviço de transporte escolar, contratação de médico sem inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) sem a realização de concurso público, entre outras irregularidades. Que coisa feia, hein?
Improbidade administrativa 3
A decisão, da 4.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná manteve, por unanimidade de votos, a sentença do Juízo da Comarca de Barbosa Ferraz que julgou procedentes os pedidos formulados na ação civil de imposição de sanções por atos de improbidade administrativa combinada com pedido de indenização por danos morais e morais ajuizada pelo Ministério Público (MP). E agora, José?
Identificação biométrica
Embora a passos de tartaruga, a tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora de votar já é uma realidade nestas eleições. No pleito deste ano, a tecnologia alcançará mais de 7,7 milhões de pessoas de 299 municípios de 24 Estados brasileiros. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas digitais. A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.
Identificação biométrica 2
O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas. Na região sul, segundo o TSE, apenas um município e a capital, Curitiba fará o uso da tecnologia nestas eleições. São pelo menos 1.180.170 eleitores.
Lacramento de urnas
Em Barbosa Ferraz, o Fórum Eleitoral da Comarca realiza no próximo dia 28, uma solenidade para o lacramento de urnas eleitorais. O processo consiste em gerar a lista dos candidatos e eleitores, gravados em cartão e transferi-los às maquinas. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Fernando Augusto Magalhães, será realizada uma cerimônia pública a partir do meio dia para o processo.
Lacramento de urnas 2
Na 133ª zona eleitoral, que abrange os municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, Magalhães explicou que serão utilizadas nas eleições deste ano, pelo menos 50 urnas, sendo 15 em Corumbataí e 35 em Barbosa. Até agora, segundo ele, o clima eleitoral nas duas cidades tem sido de tranquilidade. E convenhamos, que esta paz reine até o pleito, né?
Dito e Escrito
Fiquei muito satisfeito com o pessoal. É sinal que a consciência política está crescendo na população.
Fernando Augusto Magalhães, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Barbosa Ferraz, ao comentar sobre a adesão de mesários voluntários na cidade.