Encontro Democratas

O clic é de sexta-feira à noite,  do  encontro do Democratas (DEM) , de Campo Mourão.  A pauta da reunião: as eleições municipais deste ano. Várias lideranças estaduais do partido participaram do encontro. Entre elas, o presidente estadual da sigla, Elio Rush; o secretário estadual do partido, Pedro Lupion; o presidente da Compagás, Luciano Pizzatto; e o deputado federal e vice-presidente nacional do DEM, Abelardo Lupion. A reunião contou com um expressivo número de convidados e de presidentes e representantes de outros partidos de Campo Mourão e região, como: PV, PSC, PMN, PRP, PDT, PTC, entre outros. E que venham as eleições.

Denúncias em Barbosa

Sobre as denúncias em Barbosa Ferraz, de que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) teriam sido induzidos a pagar por consultas médicas, que deveriam ter sido custeadas pela prefeitura, o promotor de Justiça, Vitor Hugo Nicastro Honesko, disse a este colunista, que o caso é uma de suas prioridades na cidade. Ele afirmou que as denúncias são consideradas graves. E, no mínimo, no findar das investigações, deverá ajuizar uma ação civil pública contra o prefeito Arquimedes Gaparotto (PMDB).

Denúncias em Barbosa 2

Em sua recomendação administrativa, o promotor cita um fato bastante curioso que apurou junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Ciscomcam). Segundo ele, Corumbataí, com pouco mais de quatro mil habitantes, encaminhou ao Ciscomcam, de novembro do ano passado até abril deste ano, mais de 1,5 mil pessoas para serrem consultadas. Já Barbosa Ferraz, com uma população três vezes maior – mais de 13 mil pessoas-, fez apenas 700 encaminhamentos. Eu não posso concluir o que está errado. Mas que alguma coisa está errada está, disse o promotor. Ah, vai ver em Barbosa o povo fica menos doente, né?

Denúncias em Barbosa 3

Para encerrar o assunto, de acordo com Honesko, a pergunta que não cala é: porque um município com uma proporção tão maior consultou apenas setecentos pacientes, sendo que pela proporção deveria ser no mínimo quatro mil? Segundo o promotor, uma de suas conclusões parciais é que, em tese, o poder público do município se acomodou. Em vez de brigar para conseguir uma vaga para consulta está encaminhado a pessoa para clínicas particulares, avaliou. É prefeito, se explique.

Representação no MP

Em Quinta do Sol cinco vereadores protocolaram junto ao Ministério Público de Engenheiro Beltrão, representação contra o prefeito Antonio Roberto de Assis (PPS). O motivo: o Executivo não estaria enviando documentos de licitações requeridos pela Câmara. Nós vereadores queremos fazer nosso papel que é fiscalizar e legislar. Tem alguma coisa errada que não sabemos. Se estivesse tudo certo não demoraria tanto para nos responder, criticou o vereador João Carlos Benatti Mendonça (PTB).

Representação no MP 2

Representaram também contra o prefeito, os vereadores: Mauro Martins (PMDB), Antonio Sangali (PMDB), Milton Vanderlei (PR), e José Reinaldo (PSDB). De acordo com Benatti, existem requerimentos de 2009 que a prefeitura ainda não respondeu. O prefeito só fala que os documentos estão à disposição, mas nunca nos envia, Benatt.

Encontro do PP

Hoje é a vez do Partido Progressista (PP) de Campo Mourão promover encontro. A reunião será às 15 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Mourão. O encontro será para definir se o partido terá ou não candidatura própria a prefeito, e possíveis coligações para as eleições. O pré-candidato a prefeito do partido é o vereador Isidoro Morais.

Dito e Escrito

Queremos apenas cópia dos documentos. É nosso dever legislar.

João Carlos Benatti Mendonça (PTB), vereador em Quinta do Sol, ao se referir à demora do Executivo em responder requerimentos do Legislativo.