Desincompatibilização

  

O clic é de ontem à tarde, no Sindicato Rural de Campo Mourão. O presidente do Democratas (DEM) do município, Nery Thomé, protocolou ofício para se desligar do cargo de secretário da entidade. A renúncia ao cargo atende a legislação eleitoral, já que Thomé é pré-candidato à sucessão municipal nestas eleições. Tecnicamente, o processo é chamado de desincompatibilização.

Desincompatibilização 2 
A gerente administrativa do Sindicato, Rosangela Amorim Sfeffan foi quem protocolou o ofício. Acompanharam Thomé, professor Nereu e Valter Velozo, pré-candidatos a vereador pelo partido nestas eleições, Ronauro Gouveia e Sérgio Rinaldo, da executiva do DEM, pastor Sidney Farago, e Neuri Dalmolin, tesoureiro do Sindicato Rural. O presidente da entidade, Nelson Teodoro de Oliveira estava de viagem e não participou do evento.

Transporte escolar 
O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PSD) negou ontem, a este colunista, qualquer irregularidade na licitação do transporte escolar de Campo Mourão. Segundo ele, a licitação foi feita dentro dos parâmetros legais da lei. De acordo com o prefeito das sete empresas, em 2006, apenas a Embracol aceitou operar pelo preço de R$ 1,96 por quilômetro rodado. Sobre os aditivos, questionados pelo Ministério Público (MP), Tureck informou que todos foram feitos de forma legal. As empresas não participaram da licitação porque acharam que o preço estava muito barato. Isso está errado? Acho que estamos certos, defendeu-se.

Transporte escolar 2 
O promotor Marcos José Porto Soares pediu nesta semana o afastamento do prefeito por suspeitas de fraude na licitação com a Embracol, que presta o serviço no município. De acordo com ele, o prefeito teria cometido ato de improbidade administrativa na contratação da empresa. Além do afastamento das funções de Tureck, o promotor ainda sugere a imediata suspensão do contrato, como também a indisponibilidade dos bens dos envolvidos. Apesar de todas essas acusações, Tureck disse que está tranquilo, já que para ele, a licitação foi feita corretamente, obedecendo o valor mais baixo. Isso que é cuidar e administrar dinheiro público, comentou.

Reforço alimentar 
Uma boa notícia aos estudantes de Quinta do Sol. É que tanto no período matutino, como no vespertino, todas as escolas e centros de educação oferecem um farto café, com direito a bolo, bolachas e pão, na chegada das crianças. O objetivo é motivar a piazada a freqüentarem as aulas. A iniciativa do prefeito Antonio Roberto de Assis (PPS) melhorou o rendimento escolar dos alunos e acabou com problemas de dores de cabeça, de estômago, pernas e sonolência, que eram comuns em salas de aula. Os alimentos são preparados pela Padaria Comunitária, inaugurada este ano no município. E que a iniciativa sirva de exemplo para tantos outros prefeitos.

Reforço alimentar 2 
De acordo com Assis, muitas crianças já nem se alimentam em casa, pois preferem o café e o pão da escola. Quando ouvia professores falando de crianças passando mal na escola, eu já sabia que era por falta de uma boa alimentação. Por isso quando assumi a prefeitura dei prioridade em oferecer um reforço alimentar saudável na entrada da escola, disse o prefeito. Mas que beleza, hein?

Dito e escrito…

A gente aprende pelo amor e pela dor. Eu aprendi pela dor. Mas hoje acho que o preço é justo.

Darci José Legani, proprietário da Embracol, ao falar, ontem, à TRIBUNA, sobre o reajuste do transporte escolar em Campo Mourão