Pra não dizer que não falei das flores

O titulo da música de Geraldo Vandré é para comentar que mulheres da cidade receberam ontem flores de um homem. Mas, não foi do homem amado por elas. Acompanhadas por um cartãozinho com foto e tudo, centenas (ou milhares?) de rosas foram distribuídas por um empresário e pretenso pré-candidato. Homenagem no Dia Internacional das Mulheres ou propaganda antecipada em ano eleitoral?

Roteiro turístico

E quem está faceiro é o prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunga (PMDB), o Toinzé. É que o município lançará na próxima quarta-feira o roteiro turístico Rota dos Morros & Colinas. O roteiro trará pelo menos 10 pontos para visitação na cidade. Segundo o prefeito, além de divulgar as potencialidades do município e integrar o visitante a cultura local, o projeto valorizará os atrativos naturais de Iretama. Olha que beleza.

Recape asfáltico

Araruna iniciou o ano intensificando as operações de recapeamento asfáltico no município. Várias vias vêm sendo revitalizadas na cidade. Os trabalhos se estendem agora na avenida Paraná, onde alguns trechos receberão pavimentação e tapa-buracos. A via é uma das mais utilizadas no município, já que permite o acesso às empresas instaladas no Parque Industrial. A obra está sendo executada com recursos próprios do município.

Recape asfáltico 2

No ano passado, segundo informações da assessoria de imprensa do município, pelo menos 26 mil metros quadrados de ruas foram recapeados na cidade. Os trabalhos custaram ao município cerca de R$ 150 mil. O prefeito Mino Bonato (PSDB) e o vice-prefeito Renato Toaldo (PPS), disseram que o recape das ruas do município será intensivo em todo o primeiro semestre deste ano. Mas que beleza.

Servidores x município

Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Peabiru realizaram no início desta semana uma assembleia na Câmara de Vereadores do município. A discussão da pauta: a implantação do novo piso nacional do magistério, anunciado pelo Ministério da Educação no mês passado. Com o novo valor, os professores devem receber agora R$ 1.451 e jornada de trabalho semanal de 40 horas/aula. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Peabiru (Sismup), Fábio Sexugi, o novo valor, estabelecido pelo Governo Federal já deveria ter sido implantado no dia 1º de janeiro, conforme a Lei Nº 11.738.

Servidores x município 2

Outro ponto discutido durante a assembleia, foi o aumento da hora atividade de 20 para 33%. Trata-se de um direito previsto pela lei do piso e que vem sendo protelado, disse Sexugi. Sinceramente acredito que a categoria não terá problemas com relação a isso, até porque o prefeito [João Carlos Klein] deu sua palavra que cumpriria a lei do piso nacional do magistério, completou.

Outro lado

Este que vos escreve conversou na tarde de ontem com o prefeito de Peabiru, João Carlos Klein (PMDB). Ele disse que não entendeu o porquê da assembleia, sendo que já tramita na Câmara do município um projeto que trata justamente sobre a implantação do piso. É uma cobrança que não entendo por que. Quando eles marcaram a reunião o projeto já estava na Câmara, reclamou. O prefeito disse que até entende a cobrança, mas não há como fazer todas as coisas ao mesmo tempo. O enquadramento do piso nacional foi encaminhado para o Legislativo e nas próximas reuniões deve ser aprovado, concluiu Klein.

Dito e Escrito…

O Estado trabalha com prioridades. Não estamos dizendo que a área de segurança não seja uma prioridade, mas queremos que o Estado passe a ver a educação como prioridade. O que não acontece hoje.

Dalva Helena de Medeiros, professora da Fecilcam, ao justificar a paralisação dos professores da faculdade, na quarta-feira.