Nomeações ilegais

Diferente do divulgado por esta Coluna, no último sábado, o prazo para que a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay (PR) atenda recomendação do Ministério Público (MP) e faça anulação de nomeações de cargos comissionados, encerrou ontem à tarde e não sábado. É que agora o novo Código de Processo Civil (CPC)  não conta mais fim de semana. Com isso, espera-se que as exonerações dos cargos, cuja nomeações foram feitas na segunda-feira da semana passada, sejam publicadas no Órgão Oficial do município desta terça-feira.

Nomeações ilegais 2

O Ministério Público pediu a anulação das nomeações de Roseli Pereira Stanziola (secretária de Desenvolvimento Econômico); Rosine Cléia Galdino (diretora da Ação Social); Gevilsson Gabriel Bruno da Silva (diretor de Assuntos de Governo), Edoel Idilio Rocha (diretor da secretaria de Controle, Fiscalização e Ouvidoria); e Ofélia Paulino (diretora geral da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente). Todos são parentes de secretários e diretores municipais exonerados há duas semanas. Eles deixaram seus cargos para disputar as Eleições Municipais deste ano.

Dois caminhos

Caso Regina não acate a recomendação, o Ministério Público poderá entrar na Justiça com pedido de liminar, solicitando a revogação das nomeações e ainda ingressar com uma ação de improbidade administrativa contra a prefeita. Segundo o MP, a substituição feita por Regina dos secretários e diretores por parentes teve como clara finalidade a manutenção de seus vínculos com a prefeitura e a garantia dos vultuosos salários, afrontando dessa forma o interesse público. Portanto a prefeita tem dois caminhos a escolher: admitir o erro exonerando os servidores nomeados ou enfrentar a Justiça.

Especulação

Ainda sobre o assunto, de acordo com informações, outro que seria substituído por parente, é o presidente da Codusa, Amadeu Anadison Ferreira, o Amadeu da Rodocamp, como é mais conhecido. EM seu lugar entraria seu filho, que passaria a receber R$ 12 mil mensais. Amadeu é pré-candidato a vereador nestas eleições. Sua exoneração do cargo foi publicada há cerca de duas semanas. Conforme informações levantadas pela Coluna, a ata de uma reunião na Codusa com a substituição de Amadeu já estaria inclusive assinada, aguardando apenas o ok de Regina oficializando a troca. Contudo, pela repercussão negativa das últimas nomeações e a postura adotada pela promotoria da Justiça, teria feito a prefeita recuar e esperar para a nomeação. Até o momento, ainda não foi publicado no órgão Oficial do município o novo presidente da Codusa, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Dia do Prefeito


O Dia do Prefeito foi comemorado ontem em Mamborê com oração e leitura da bíblia no gabinete do prefeito Nei Calori (PPS). A homenagem foi do pastor Darly Thomé e membros da  Igreja Presbiteriana do Brasil, no município, que fizeram ainda a entregara de uma lembrança ao prefeito e vice-prefeito, Paulo Rotta. Na ocasião, Calori e Rotta retribuíram a homenagem, entregando ao pastor um papiro do Egito.

Dito e Escrito

Se este momento não ficar para história de quem não gosta da cidade vai ficar para história de quem tinha essa necessidade.

Elias Lima (PSD), prefeito de Engenheiro Beltrão, ao comentar da regularização fundiária de 92 lotes no município. A entrega dos documentos foi feita aos proprietários na semana passada.