Câmara vota relatórios de CPIs contra prefeita
A Câmara Municipal de Roncador vota na sessão ordinária desta terça-feira (10), às 20 horas, os relatórios de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) contra a prefeita do município Marilia Perotta Bento Gonçalves (PSDB). As comissões foram aprovadas em março pelos vereadores. Marília é acusada de supostas irregularidades na destinação de lixo, e contratação pelo município de empresas que têm vínculos com servidores comissionados e de carreira. A gestora nega as acusações. A comissão que investiga o lixo é formada pelos vereadores Antônio Martins (presidente); Pedro do Neco (relator); e Izabel Ossak (membro). Já a CPI que investiga as supostas contratações irregulares de empresas é composta pelos vereadores Messias Kalinoski (presidente); Ronaldo Adriano Pereira dos Santos (relator); e Antônio Martins (membro). As duas CPIs foram aprovadas por 5 votos a 4 e têm o prazo de três meses (90 dias) para conclusão dos trabalhos.
…E contra vereador também
Além das CPIs contra Marília, o relatório de uma Comissão de Investigação (CI) contra o vereador Edison José Pietroski (PT do B) também será votado hoje pela Câmara. Pietroski é acusado de posse irregular e desvio de finalidade de um terreno doado pelo município ainda na gestão passada. A denúncia foi protocolada no Legislativo por um morador. Pietroski, que é considerado atualmente como o vereador rei dos mandatos na Comcam, nega a denúncia. Segundo ele, as acusações são de cunho político e eleitoreiro. Estou de consciência tranqüila, disse Pietroski. A comissão contra o parlamentar é formada pelos vereadores José Campos (presidente); Esmael dos Santos Veloso (relator), e Izabel Ossak (membro).
Sindicância vai apurar falhas em portal da transparência
O município de Iretama instaurou a abertura de uma comissão de sindicância para apurar ajustes que deixaram de ser feitos no portal da transparência da prefeitura. A sindicância foi determinada pela prefeita Filó Saab (PDT). De acordo com a prefeita, ela já havia solicitado providências ao setor competente para melhorias no portal, mas nada foi feito. O município responde inclusive a ação no Ministério Público devido a situação. A comissão de sindicância vai apurar os responsáveis pelo caso.
TC retira multa a gestores por irregularidade em concurso
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) retirou multa ao ex-prefeito de Janiópolis Jair Detofol (PMDB) e ao atual prefeito José Domingos Poera (PSDB), por irregularidades em um concurso público realizado ainda em 2010 pelo município. Após o certame, o Tribunal tinha pedido algumas documentações sobre o processo ao ex-prefeito do município como o registro das contratações efetuadas referentes ao concurso; realização de licitações na modalidade técnica e preço para contratação de entidades para a realização do certame, entre outros. No entanto Detofol demorou demais para enviá-los. O caso acabou sobrando para o atual prefeito, que também foi multado, mas recorreu da decisão. Após o recurso, o Tribunal entendeu que apesar da demora no envio das documentações não houve nenhum prejuízo ao erário ou candidatos que prestaram o concurso e por isso mudou sua decisão, retirando a aplicação de multas ao ex-gestor e ao atual prefeito.
Dito e Escrito
Como um presidente interino, em despacho monocrático, passa por cima da deliberação de mais de dois terços dos deputados?
Deputado federal Rubens Bueno (PPS), ao comentar, anulação ontem do impeachment pelo presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP)