Posse de suplente de vereador em Mamborê segue indefinida

A posse da suplente de vereador em Mamborê, Loreni Gerstner Baggio (PP) ainda não foi definida pela Câmara Municipal. Ele deverá assumir vaga deixada pelo vereador Dirlei Martins Pereira (PP), atual presidente da Casa, que renunciou ao mandato por problemas de saúde. Ontem foi a última sessão de Pereira como presidente do Legislativo. Loreni ainda não foi nem convocada para posse. Somente após a renúncia de Buda é que ela será oficialmente notificada e terá um prazo para apresentar toda documentação para o cargo, o que deve ocorrer nos próximos dias. Inicialmente, chegou a ser informado que a posse dela seria já nesta terça-feira, o que não foi confirmado. Assumirá a presidência da Câmara no lugar de Pereira o vereador Dorneles Adão Cavali (PSDB), atual vice-presidente do Legislativo.

TCE arquiva consulta de Eraldo sobre projeto contra nepotismo

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) arquivou consulta formulada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB) quanto à análise da constitucionalidade do projeto de lei contra o nepotismo no município, que tramita na Câmara Municipal. Segundo o TCE, a análise não se enquadrou em alguns parâmetros. Entre as observações feitas pelo órgão, a consulta pelo presidente deve conter apresentação objetiva dos quesitos, com indicação precisa da dúvida; ser instruída por parecer jurídico ou técnico emitido pela assessoria técnica ou jurídica do órgão ou entidade consulente, entre outros. Dessa forma, a consulta feita pelo presidente não teve uma resposta.

Projeto quer fim do nepotismo na Câmara e Prefeitura

Apresentado no final do ano passado pelo vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), o projeto de lei nº151/2015 proíbe a contratação de parentes até 2º grau do prefeito, vice-prefeito, e vereadores sem a prestação e aprovação em concurso público. Ou seja, pretende acabar com o nepotismo tanto no Legislativo quanto no Executivo. Na época assinaram o projeto os vereadores Edson Battilani (PPS); Sidnei Jardim (PPS); Elvira Schen (PPS); Olivino Custódio (PR); Pedro Nespolo (SDD); e Isidoro Moraes (PP).

Pré-lançamento de Isidoro

Embora não se tenha tocado no assunto Eleições Municipais no dia da visita do Ministro da Saúde Ricardo Barros (PP) a Campo Mourão, no sábado, a vinda dele ao município, de certa forma, serviu também para o pré-lançamento do vereador Isidoro Moraes (PP) para disputa à prefeitura do município. De cinco vereadores presentes no encontro, ele foi chamado diretamente por Barros para compor a mesa de autoridades representando a Câmara Municipal. Isidoro é um dos nomes cotados pelo grupo Novo Campo Mourão, coordenado pelo deputado estadual Marcio Nunes (PSD) para disputar o pleito. O grupo integra pelo menos 9 partidos políticos. Existem informações de que já há um possível consenso entre os membros para definição de Isidoro para disputa. Nem ele, e nem Marcio Nunes confirmam a informação. Há ainda quem diga que Isidoro foi chamado para compor a mesa porque foi ele quem convidou o ministro para visitar a cidade. Pode até ser, mas não convenceu.

Visita de ministro reuniu 10 prefeitos e dois deputados

A visita de Barros ao município reuniu pelo menos 10 prefeitos da região e dois deputados estaduais. Entre eles, participaram da reunião com Barros os prefeitos, Elias Lima (Engenheiro Beltrão); Carlos Caxão (Corumbataí do Sul); João Claudio Romero (Quinta do Sol); Haroldo Duarte (Ubiratã); Marília Gonçalves (Roncador); Mauro Slongo (Luiziana); Valter Peres (Terra Boa); Bento Batista (Juranda); Claudio Gotardo (Boa Esperança); e Regina Dubay (Campo Mourão). Os deputados estaduais Douglas Fabrício (PPS), atual secretário de Estado do Esporte e Turismo, e Marcio Nunes (PSD) também prestigiaram o encontro.

Dito e Escrito

Eu sou engenheiro civil, e não médico. Não estou aqui para consultar ninguém.

Deputado Federal Ricardo Barros (PP), ministro da Saúde, ao falar de sua missão no Ministério da Saúde, que segundo ele, é fazer a gestão da pasta.