TCE reprova contas de previdência e multa ex-presidente em R$ 11,5 mil
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) reprovou as contas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Ubiratã referente ao exercício de 2014 e aplicou três multas ao ex-presidente, Valdecir de Marco, totalizando R$ 11,5 mil para pagamento ainda neste mês de agosto. Para a reprovação das contas, o TCE alegou a situação irregular da entidade perante o Ministério da Previdência Social (MPS) e a Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), vinculada à pasta federal. O Tribunal ainda ressalvou as divergências entre os saldos do balanço patrimonial da contabilidade da entidade e os do Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM).
Contas aprovadas
Boa notícia para a prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves (PSDB). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou a prestação de contas dela referente ao exercício financeiro de 2015. Só teve uma ressalva, ocasionada pela ausência de pagamento de aportes para cobertura do déficit atuarial. Marília, no entanto, apresentou documentações informando ao Tribunal que tomou as medidas para regularizar a situação. As contas seguem agora para votação na Câmara de Vereadores.
Contas aprovadas 2
Quem também teve as contas aprovadas foi o prefeito de Corumbataí do Sul, Carlos Caxão (PSD). A Câmara de Vereadores do município seguiu orientação do Tribunal de Contas e aprovou com ressalvas as contas dele referentes ao exercício de 2013, primeiro ano do seu mandato. O atraso no recolhimento ao INSS foi o que motivou a ressalva. A resolução com a decisão foi publicada no órgão oficial do município de ontem.
Prazo concedido
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) concedeu o prazo de 60 dias ao prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado (PMDB), para apresentação de minuta de plano de ação referente a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). O prazo foi solicitado pelo próprio prefeito. Ele foi intimado pelo TCE se tinha interesse em firmar o TAG para regularizar a situação da Companhia de Urbanização de Moreira Sales (CIUSA). O gestor respondeu que sim, mas que precisava do prazo para elaboração do plano de ação. A situação se arrasta desde a gestão do ex-prefeito Luiz Antonio Volpato.
Câmara pode acabar com reeleição para membros da mesa
Está em discussão na Câmara de Vereadores de Goioerê, um projeto de resolução que veda a reeleição para os cargos da mesa diretora do Legislativo. Atualmente os membros da mesa podem ser reeleitos para o mesmo cargo, inclusive o presidente, dentro da mesma legislatura. Com a alteração proposta, ficará vedada a reeleição dentro da mesma legislatura, sendo permitida apenas no caso de transição de uma gestão para outra. O projeto é assinado pelos vereadores Walter Fernandes Martins (DEM), Abraão Isaque (DEM), Agilson Flausino (DEM), Jaime Bueno (PP), Joaquim Rafael Neto (PSD) e Patrik Peloi (PSD).
Dito e Escrito
Chega um ponto que parece que a própria família começa a desconfiar da gente e achar que não é aquilo que falamos.
Altair Molina Serrano (PMDB), ao comentar, na terça-feira, à TRIBUNA, sobre aprovação de suas contas, referente ao exercício de 2012, pela Câmara Municipal.