Morre de Covid-19 o ex-vereador de Mamborê, Jairo Arruda

Morreu na manhã desta segunda-feira (5), aos 47 anos de idade, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Mamborê, Jairo Silveira de Arruda (PDT). Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Câmara, Arruda estava internado desde o dia 9 de junho, na UTI-Covid, da Santa Casa de Campo Mourão, não resistindo à doença. É o 26ª óbito por covid na cidade.
O ex-vereador era agricultor no município. Ele disputou as eleições de 2020 para prefeito, mas não foi eleito. Ficou em terceiro lugar, com 1.694 votos (19,99%). Como vereador, exerceu o cargo por três mandatos nas gestões de 2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020.

Às 15 horas haverá uma carreata fúnebre em homenagem a Arruda, com saída no trevo de chegada a Mamborê, seguindo pela Avenida Interventor Manoel Ribas, Avenida Manoel Francisco da Silva, até em frente ao prédio da Câmara Municipal de Vereadores. No local será realizada uma cerimônia fúnebre. Em seguida o corpo será sepultado no cemitério municipal.

Arruda, se destacou como presidente do Legislativo no biênio 2017/2018 com a implantação do projeto Câmara Mirim no município, em 2018. A iniciativa, além de promover a aproximação entre o Legislativo e as escolas, ofereceu aos alunos a oportunidade de aprender sobre administração pública e o papel do vereador.

Na época, Arruda disse que as experiências contribuiriam na formação pessoal e para a preparação de líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos. O projeto foi amplamente desenvolvido nas escolas municipais, sendo destaque também, com suas ações, a nível de Paraná, inclusive na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Mamborê, a cidade tem 1.193 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, dos quais 1.103 pacientes estão curados. A cidade tem 65 casos ativos do vírus, e um em investigação. Moradores monitorados são 98. A cidade tem 26 mortes pela doença.

A Saúde pede à população que continue com os cuidados de prevenção à covid, como uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel para higienização das mãos, entre outras. A orientação vale também para aqueles que já se vacinaram.