Prefeito diz que cobrará Estado para ‘acelerar’ vacinação em Roncador
Com a faixa etária de vacinação relativamente alta, comparado a outros municípios da região, o prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa (DEM), informou que buscará uma reunião, na próxima semana, com o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, para aumentar o quantitativo de doses enviadas ao município para ‘acelerar’ a vacinação.
Está sendo vacinada no município a população na faixa etária de 49 anos ou mais. Porém, algumas cidades, como é o caso de Barbosa Ferraz, já está imunizando moradores na faixa dos 30 anos. “Nós já estivemos com a vice-prefeita na Secretaria de Saúde do Estado cobrando mais agilidade, mas lá foi demonstrado para nós que Roncador está paralelo ao que o Estado vem aplicando. Estamos até um pouco melhor que a média estadual”, falou Lessa.
Até essa quarta-feira (7), o município aplicou um total de 4.491 doses de vacinas contra coronavírus, sendo 3.406 referentes à primeira dose e 1.085 do reforço. Desde o início da pandemia, a cidade recebeu do Ministério da Saúde, via Governo do Estado, 5.950 doses. O percentual aplicado referente à primeira dose é 78,6% e 73,0% da segunda. A cidade tem pouco mais de 11 mil habitantes, segundo o prefeito.
A demora no avanço da imunização, vem deixando alguns moradores inquietos. Na manhã desta quarta-feira, uma moradora, que não quis se identificar, procurou a TRIBUNA. Relatou possíveis irregularidades. Mas em consulta à 11ª Regional de Saúde, a informação é que havia apenas relatos na ‘demora’ da imunização.
“Até entendemos que a população esteja ansiosa e algumas pessoas agoniadas para querer receber logo a vacinação. Mas posso garantir que o município está seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização (PNI). Além disso, a lista com o nome e dados de todos os vacinados está disponível no portal da transparência do município”, falou o prefeito, ao negar qualquer irregularidade denunciada na campanha de vacinação. O prefeito, aliás, vacinou nesta terça-feira.
Como exemplo da discrepância do quantitativo de doses em relação ao número de moradores, Lesa disse que a cidade constatou, através de um levantamento, mais de 95 caminhoneiros no município, que se inscreveram para receber a vacina, mas que o município recebeu menos de 10 doses. Este público faz parte do grupo prioritário. Será vacinado no sábado (10). “Ou seja, o número de pessoas é muito acima do número de doses enviadas pelo Estado. Com isso, a própria população começa a perder a paciência”, destacou Lessa.
Ele acredita que a estimativa do IBGE, que reduziu significativamente a população na cidade, possa também estar contribuindo para o número reduzido de doses recebidas. “O Ministério da Saúde se baseia nestes números para enviar as vacinas aos municípios. Em sua última estimativa, o IBGE disse que Roncador tinha cerca de 9,5 mil habitantes, mas temos mais de 11 mil hoje pelos nossos cadastros. Vamos apresentar estes dados ao secretário de Estado, para buscar corrigir esta diferença”, frisou Lessa, ao comentar que o município tem estrutura preparada para vacinar toda a população. “Como prefeito, quero vacinar todo mundo o mais rápido possível, mas não depende só de mim”, acrescentou.