Região de Campo Mourão terá 340 bolsas Qualificação Paraná
O programa Bolsa Qualificação Paraná destinará 12 mil bolsas para artistas e produtores culturais paranaenses afetados pela pandemia de Coronavírus. Cada contemplado receberá R$ 3 mil, divididos em três parcelas de R$ 1 mil. Para tanto, deverão acompanhar as aulas de qualificação em políticas públicas de incentivo à Cultura e referentes às suas áreas de atuação, através de curso de extensão pela internet.
Na microrregião 12 serão 340 vagas para 24 municípios. Só para Campo Campo Mourão serão disponibilizadas 97 bolsas. Segundo o advogado e poeta Gilmar Cardoso, para se inscrever é preciso comprovar o vínculo com a área da Cultura de forma descomplicada e desburocratizada. As inscrições serão abertas após a assinatura do decreto que regulamenta o programa.
“Através desta iniciativa do governo do Estado, artistas, produtores e trabalhadores de diferentes áreas da cultura terão acesso a formação em políticas públicas culturais, que vão fortalecer o trabalho do setor, um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19”, enfatiza o advogado.
Os recursos foram viabilizados pela Lei federal Aldir Blanc 2021. O curso tem duração de 120 horas dividido em três módulos de 40 horas cada. “Paralelamente, os contemplados devem participar obrigatoriamente das aulas ofertadas através de uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UFPG na modalidade de ensino à distância (EaD)”, explica Cardoso. A distribuição das vagas é proporcional à população de cada microrregião e cidade paranaense.
Segundo ele , os participantes assistirão a aulas gravadas e receberão assistência de facilitadores da UEPG. A qualificação pela Lei Aldir Blanc será ministrada em setembro, outubro e novembro deste ano e será destinada a agentes municipais de cultura de todo o Paraná, totalizando 400 vagas. Posteriormente, o curso se destinará a artistas.
Segundo a organização estadual do programa o objetivo é a formação e capacitação dos facilitadores que muitas vezes existem as fontes oficiais de recursos e não são acessados por falta de conhecimento técnico e dos interessados não possuírem condições de lidar com a formatação e requisição da verba conforme requisição dos editais.
Os conteúdos foram divididos entre Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro e Técnicos que atuam na cadeia produtiva da cultura.
ARARUNA – 15
BARBOSA FERRAZ – 13
BOA ESPERANÇA – 4
CAMPINA DA LAGOA – 15
CAMPO MOURÃO – 97
CORUMBATAÍ DO SUL – 3
ENGENHEIRO BELTRÃO – 15
FAROL – 3
FÊNIX – 4
GOIOERÊ – 29
IRETAMA – 11
JANIÓPOLIS – 6
JURANDA – 7
LUIZIANA – 8
MAMBORÊ – 14
MOREIRA SALES – 13
NOVA CANTU – 7
PEABIRU – 15
QUARTO CENTENÁRIO – 4
QUINTA DO SOL – 4
RANCHO ALEGRE D’OESTE – 2
RONCADOR – 12
TERRA BOA – 18
UBIRATÃ – 21