Policiais militares recebem instrução para utilização de spray de pimenta
Um grupo de policiais militares do 11º Batalhão de Campo Mourão passou por uma instrução de nivelamento nesta segunda-feira (12) para utilização de espargidores químicos à base de capsaicina (OC), princípio ativo natural da pimenta. Todo o efetivo da unidade receberá o treinamento e os equipamentos, que já estão à disposição no batalhão.
“Diferente dos utilizados anteriormente, que eram de jato de espuma, os instrumentos disponibilizados agora são do tipo aerossol. O espargidor é uma importante ferramenta que tem como função principal evitar a utilização de uma força maior do que a necessária”, esclarece a assessoria de comunicação da PM.
O recurso, mais conhecido como spray de pimenta, é uma alternativa contra agentes envolvidos em ações criminosas e outras ações de desordem social. “Uma das grandes dificuldades no exercício da atividade policial é justamente a restrição no momento de imobilizar um indivíduo ou cessar a ação de pessoas agressivas. O spray age nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação momentânea e ardor, o que é suficiente para neutralizar a ação de uma pessoa e facilitar a sua imobilização”, explica a assessoria.
O indivíduo atingido pela substância não consegue manter os olhos abertos durante a ação do produto. Durante a instrução, os policiais recebem todas as informações necessárias para a utilização do instrumento, bem como a forma correta de descontaminação do indivíduo que recebeu a aplicação do produto.